Na terça-feira da semana passada (19), quando estava em votação no plenário da Assembleia Legislativa projeto de Indicação de autoria da deputada Professora Nilse Pinheiro transformando o Conselho Estadual de Educação em autarquia, detentora de autonomia deliberativa, financeira e administrativa,…

A desgraça sempre chega a galope, mas tudo o que é bom se arrasta indefinidamente no Brasil, o país dos contrastes e contradições, rico por natureza, com poucos bilionários e povo abaixo da linha da pobreza. Parece inacreditável, mas tramita…

O prefeito de Oriximiná, Delegado Willian Fonseca, foi reconduzido ao cargo pelo juiz titular da Vara Única daComarca local, Wallace Carneiro de Sousa, e literalmente voltou a tomar posse nos braços do povo. Era por volta do meio-dia, hoje (26),…

A equipe multidisciplinar do centro obstétrico da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém (PA), vivenciou uma experiência rara e emocionante: o parto empelicado. Imaginem um bebê nascendo dentro da placenta intacta, com os movimentos visíveis, praticamente ainda…

Balé Folclórico da Amazônia em turnê na Europa

O Balé Folclórico da Amazônia, fundado em setembro de 1990 no distrito de Icoaraci, em Belém do Pará, está com a sua 12ª turnê internacional ameaçada pela falta de patrocínio. O grupo tem corpo de baile com cerca de 40 integrantes, além de banda musical formada por 12 músicos. O clarinetista e saxofonista Marcos Cardoso Puff, professor da Escola de Música da UFPA, é instrumentista e arranjador do grupo, que é coordenado pelo músico, figurinista e coreógrafo Eduardo Vieira. 

No ano passado, o BFAM representou o Brasil no Festival Tierra del Sol, no México, e este ano foi selecionado pela organização Festival do Sud, Comitê Internacional Organizador de Festivais Folclóricos, para ser o único representante do Brasil em festivais internacionais de folclore e tradição, reunindo os mais importantes grupos folclóricos do mundo, em uma turnê que iniciará no dia 02 de julho e irá até o dia 25 de agosto de 2016, em cidades da França, Espanha e Itália. 

O Balé Folclórico da Amazônia já se apresentou em diversas cidades do Equador, Venezuela, México, França, Luxemburgo, Bélgica, Espanha, Suíça e Portugal.
Em 2005, conquistou para o Brasil a inédita medalha de bronze na mostra competitiva de Dijon (França), disputando com mais de 30 países. Em 2009, participando de festivais  na República Mexicana, foi indicado para o prêmio Lunas Del Alditorio, na categoria de melhor espetáculo de tradição e folclore. É detentor do Prêmio de Folclore Maestro Adelermo Matos, Mestre Verequete, o Theatro é Popular, Amazônia Cultural (pelo Ministério da Cultura) e Prêmio Seiva da Fundação Cultural do Pará. 

Vale a pena ajudar esses jovens artistas que divulgam a Amazônia mundo afora. Os contatos podem ser feitos pelos telefones 999892642 / 32476895 e e-mail   edu.vip@uol.com .br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *