0

A professora Araceli Lemos assumiu nesta quarta-feira (1º) a Secretaria Municipal de Educação de Belém. Licenciada Plena em História, com especialização em Metodologia e Pesquisa Histórica na Amazônia, ex-deputada estadual, Araceli acumula grande experiência como educadora, tendo atuado por mais de trinta anos como docente concursada da Secretaria de Educação do Pará, no Colégio Tenente Rego Barros, além de outras escolas de Belém e Castanhal. São mais de quarenta anos de luta em defesa da educação pública de qualidade e atuação firme nas atividades sindicais voltadas à valorização de professoras e professores. Comandou, de 1996 a 1998, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp). Ademais, ela ocupava o cargo de diretora-geral da Semec, nos dois últimos anos, e está a par de todos os projetos em andamento.

“Nosso desejo é sempre entregar o melhor para as nossas crianças, assegurando educação de qualidade, inclusiva e humanizada”, declarou Araceli ao percorrer todos os setores da Semec para reafirmar o compromisso com a educação, recepcionada com aplausos, sorrisos e abraços pelos servidores e servidoras.

Os desafios prioritários da gestão incluem consolidar o Programa Alfabetiza Belém, que pretende tornar a capital paraense livre do analfabetismo até 2024; recuperar a rede física municipal, ampliar e fortalecer os processos formativos; assegurar mais escolas de tempo integral; ampliar as vagas para educação infantil e alcançar 100% do piso nacional do magistério até o final do mandato atual do prefeito Edmilson Rodrigues. “Quando Edmilson assumiu o Executivo Municipal, o professor recebia apenas 48% do piso nacional da categoria”, lembrou Araceli, acrescentando que hoje a prefeitura paga 87% do piso, após o reajuste de 18% em janeiro passado.

A secretária municipal de Educação reforça que é compromisso da gestão ampliar e fortalecer o diálogo com todos os profissionais que integram a rede municipal, garantindo a participação coletiva para a construção de uma educação transformadora. Araceli fez questão de enfatizar que a Semec está sempre de portas abertas para receber as pautas Sintepp-PA, através da Comissão de Negociação da Prefeitura de Belém. Ela já recepcionou representantes e dirigentes sindicais em treze reuniões para, além de uma escuta sensível aos pleitos dos educadores, informar sobre as ações desenvolvidas pela secretaria.

Na Alepa, em duas Legislaturas, Araceli se destacou em pautas importantes como a Luta Antimanicomial, o combate ao trabalho escravo e à violência contra a mulher e a educação pública como direito de todos. A partir de um projeto apresentado por Araceli, foi instituída a Escola do Legislativo para qualificação e requalificação os servidores da Casa, e que hoje já evoluiu para o ensino superior. Ela também presidiu com brilho a Comissão de Direitos Humanos no âmbito do Poder Legislativo.

Amazônia : Resolvendo o passado e olhando para o futuro

Anterior

PJ militar vai normatizar abordagem a pessoas LGBTQIA+

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários