O Teatro Popular Nazareno Tourinho (praça do Carmo, 48, Cidade Velha), abriu nesta segunda-feira, 20, a exposição “Fauna e Flora Brasileira”, com gravuras que retratam a biodiversidade brasileira, difundindo a preservação ambiental e o pioneirismo de Emílio Goeldi e Oswaldo…

O Brasil perdeu 536 mil hectares para o fogo entre janeiro e fevereiro de 2023. A quase totalidade dessa área – 487 mil hectares, ou 90% do total – foi na Amazônia. Os dados são do Monitor do Fogo do…

O vereador Paulo Enildo Dos Santos Oliveira, de Bagre, município do arquipélago do Marajó, foi denunciado por estupro de uma adolescente. A mãe da vítima, ao tomar conhecimento do crime, registrou a ocorrência na Delegacia da Mulher de Breves, receosa…

Três projetos de jovens cientistas parauaras são finalistas na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias - Febrace, em São Paulo, que acontece no período de 20 a 24 deste mês. Dois deles receberam apoio do Governo do Pará, via…

Amazônia Legal propôs 33 projetos a Lula

Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico, os governadores que integram o Consórcio pedem um Plano de Desenvolvimento Integrado de combate às ilegalidades ambientais, transição do uso do solo e economia de baixo carbono. “Defendemos que o Conselho da Amazônia seja o Fórum protagonista transversal da discussão do desenvolvimento regional”, adiantou Helder.

O Consórcio de Governadores da Amazônia Legal apresentou 33 propostas, sendo 21 para o eixo Infraestrutura e Logística, três para o eixo Cooperação Transfronteiriça e Segurança de Fronteira, quatro para o eixo Desenvolvimento Sustentável, Transição Climática e Economia de Baixo Carbono, além de três para o eixo Saúde Pública, uma para eixo Comércio e Indústria e outra específica para o eixo Gestão e Governança Pública.

Entre os pleitos dos Estados da Amazônia Legal figuram os projetos da Ferrogrão (MT/PA), que inclui a construção e operação de 1.040 Km de malha ferroviária ligando o Centro-Oeste ao porto de Miritituba (Itaituba/Pará) e a Ferrovia do Pará, de integração Norte-Sul com o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, com de 515 Km de extensão.

Os governadores também pleitearam investimentos em rodovias federais que classificam de importância estratégica, entre elas a BR-319 (AM/RO/RR), BR-364 (AC/RO), BR-174 (AM/RR), BR-230 (AM/PA), construção da ponte Brasil-Bolívia, BR-163 (MT/PA), BR-156 (AP), ponte ligando Tocantins ao Maranhão, além de construção, ampliação, duplicação e recuperação de rodovias e pontes que interligam Pará, Tocantins e Maranhão, hidrovias do Rio Madeira (RO, AM); Rio Tocantins (TO, PA, MA); Rio Amazonas (AC, AM, RR, RO, MT, AM, PA); Rio Tapajós (PA, MT, RO, AM) e hidrovia do Marajó (PA, AP). A reunião fez parte da primeira agenda de trabalho do presidente da República com os governadores de todo o Brasil. Entre os temas debatidos, alternativas que permitam equilibrar as perdas dos estados com a arrecadação do ICMS sobre os combustíveis. “O fato é que há uma perda que ultrapassa R$ 50 bilhões que precisa, sem populismo, encontrar uma saída”, ponderou Helder Barbalho.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *