Publicado em: 22 de setembro de 2010
“Fui aluna do professor Marcos Evangelista Dias Klautau. E tive a sorte dele ter sido meu orientador na minha tese de mestrado. Um grande mestre por quem tenho uma grande admiração.
O mestre Klautau está muito doente, não tem dinheiro nem para se alimentar. Está internado, sem plano de saúde, numa crise de depressão enorme, precisa fazer uma cirurgia e não tem condições.
Isto é o Brasil para as pessoas honestas. O professor Klautau é uma das pessoas mais honestas e competentes que eu conheço nesta vida. Fala 3 idiomas. Já exerceu muitas vezes cargos de muito poder no serviço público, mas não tem nem carro. Nem dinheiro.
Poderia ser muito rico se quisesse. Mas não quis nem quer, escolheu manter sua integridade moral. Já pediu trabalho para muita gente e ninguém lhe deu. Não tem vergonha de pedir, porque precisa. Tem competência para exercer qualquer cargo no serviço público, mas não serve para os políticos porque é honesto.
No Brasil a honestidade e a competência são empecilhos para o exercício de cargos importantes. É triste, mas é verdade. Como ele existem outras pessoas honestas na mesma situação. Não são muitas mas tem.
Ano passado ele pediu demissão da Secretaria de Planejamento de Marituba pois lá não querem fazer nenhum trabalho sério. Ele está abandonado por todos, inclusive a família. Os amigos se afastaram. Ontem fui visitá-lo e chorei. Ele não sai de casa, anda de muleta com grave problema de coluna. E para completar está sendo despejado e não sabe onde vai morar.
Ele não sabe que eu estou escrevendo e enviando esta carta para um blog. Mas eu não posso calar-me.
Que Deus lhe ajude a superar esta crise, mestre Marcos Klautau e ainda lhe dê muitos anos de vida.
Sua ex-aluna e admiradora Regina Coimbra.”
(enviado ao blog com pedido de publicação.)
Comentários