Barcos regionais a motor, veleiros, vigilengas, rabetas, bajaras, canoas ubás, igarités, catraias, botes fazem parte da memória afetiva, produtiva e econômica parauara, navegando pelo oceano Atlântico, baías, rios que mais parecem mares, lagos, igarapés, furos, estreitos, igapós e campos alagados…

Embora o Quartel Tiradentes esteja localizado no coração do bairro do Reduto, sediando o 2º BPM e duas Companhias da Polícia Militar do Pará, os meliantes parecem desafiar abertamente os policiais. Os assaltos no bairro continuam muito frequentes, principalmente no…

Douglas da Costa Rodrigues Junior, estudante de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará e bolsista do Museu Paraense Emílio Goeldi, ganhou a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na área de Ciências Humanas…

O Ministério Público do Trabalho PA-AP abrirá na segunda-feira inscrições para Estágio de Nível Superior. A seleção será destinada ao preenchimento de vagas e formação do quadro de reserva de estagiários dos cursos de Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Direito, Jornalismo, Publicidade/Propaganda…

Alepa encerra semestre legislativo


Em sessão solene, a Alepa encerrou suas atividades legislativas neste semestre hoje, com a entrega de títulos honoríficos a personalidades que se destacam no Estado do Pará. Um dos agraciados com o título de Honra ao Mérito, com muita justiça ao seu extraordinário trabalho, é o neurocirurgião santareno Erik Leonardo Jennings Simões, cientista que já realizou cirurgias de alta complexidade com pioneirismo e sucesso em toda a região, salvando vidas; criou o primeiro serviço público de Neurocirurgia do Oeste do Pará, no Hospital Municipal de Santarém, com os primeiros instrumentais e respirador adquiridos com recursos financeiros próprios; e implantou alto padrão de qualidade no Hospital Regional do Baixo Amazonas, de onde é diretor técnico, a ponto de o HRBA ter sido certificado como Hospital de Ensino, através de decreto do MEC publicado no último dia 2, o que faz de Santarém a primeira cidade do interior da Amazônia a ter um Hospital Escola. E são poucos em todo o Brasil, devido às rigorosas exigências.  A indicação foi do deputado Nélio Aguiar(DEM), que reconheceu assim os relevantes serviços prestados pelo Dr. Erik Jennings a toda a sociedade paraense.

Aliás, os santarenos foram muito lembrados nas homenagens. A vereadora Marcela Tolentino recebeu ontem a Medalha de Mérito Legislativo ‘Newton Miranda’, por indicação do deputado Eliel Faustino(SDD), 1º Secretário da Mesa Diretora da Alepa. Formada em Enfermagem, especialista em Obstetrícia e Saúde da Família, Mestra em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional e professora universitária, ela está em seu terceiro mandato consecutivo e na Legislatura passada foi a única mulher eleita na Câmara Municipal de Santarém, cujo presidente, vereador Henderson Pinto (DEM) recebeu também a mesma Comenda por iniciativa do deputado Nélio Aguiar.

O defensor público Mário Luiz Printes, que há décadas se dedica à sua missão institucional no município de Oriximiná, foi distinguido com o título de Honra ao Mérito, por indicação do deputado Júnior Ferrari(PSD), que também homenageou o Sistema Marajoara de Comunicação pelos 60 anos da rádio AM, por intermédio de seus diretores Sílvio e Carlos Santos. 

O presidente da Casa, deputado Márcio Miranda(DEM), prestou homenagem ao saudoso deputado Gabriel Guerreiro com o título de Honra ao Mérito Post Mortem, e ao deputado de Minas Gerais Gustavo de Faria Dias Corrêa(DEM) com o título de “Cidadão do Pará”.

Por indicação do deputado evangélico Raimundo Santos(PEN), em deferência especial pelos 103 anos da igreja Assembleia de Deus e pelos serviços prestados à população paraense, foram agraciados os Pastores Samuel do Nascimento Pinto, Valdolino Gaspar Rodrigues, José Rodrigues da Luz, José Nunes Ozório, Carlos Natalino Brito de Andrade e Orivaldo Moraes Ribeiro.
A jornalista e radialista Heloísa Huhn recebeu o título de Honra ao Mérito por proposição do líder do PT, deputado Edílson Moura, que não estava presente por participar na mesma hora de audiência pública no Moju e foi representado pela deputada Bernadete Ten Caten(PT), que também fez a saudação oficial aos homenageados, destacando os avanços obtidos pelo Parlamento estadual na gestão do presidente Márcio Miranda.

O deputado Valdir Ganzer(PT) indicou o vice-prefeito de Marabá, Luís Carlos Pies(PT), para receber o título de Cidadão do Pará, e foi distinguido com a mesma honraria.

O Museu Paraense Emílio Goeldi também recebeu o título de Honra ao Mérito, por sua enorme contribuição ao Pará. O MPEG foi representado por seu diretor, Nilson Gabas Jr., e a iniciativa da distinção foi do deputado Airton Faleiro(PT).

O plenário estava completamente lotado e o cônsul do Japão, a Defensoria Pública, e muitos prefeitos prestigiaram a sessão.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *