0


Em sessão solene, a Alepa encerrou suas atividades legislativas neste semestre hoje, com a entrega de títulos honoríficos a personalidades que se destacam no Estado do Pará. Um dos agraciados com o título de Honra ao Mérito, com muita justiça ao seu extraordinário trabalho, é o neurocirurgião santareno Erik Leonardo Jennings Simões, cientista que já realizou cirurgias de alta complexidade com pioneirismo e sucesso em toda a região, salvando vidas; criou o primeiro serviço público de Neurocirurgia do Oeste do Pará, no Hospital Municipal de Santarém, com os primeiros instrumentais e respirador adquiridos com recursos financeiros próprios; e implantou alto padrão de qualidade no Hospital Regional do Baixo Amazonas, de onde é diretor técnico, a ponto de o HRBA ter sido certificado como Hospital de Ensino, através de decreto do MEC publicado no último dia 2, o que faz de Santarém a primeira cidade do interior da Amazônia a ter um Hospital Escola. E são poucos em todo o Brasil, devido às rigorosas exigências.  A indicação foi do deputado Nélio Aguiar(DEM), que reconheceu assim os relevantes serviços prestados pelo Dr. Erik Jennings a toda a sociedade paraense.

Aliás, os santarenos foram muito lembrados nas homenagens. A vereadora Marcela Tolentino recebeu ontem a Medalha de Mérito Legislativo ‘Newton Miranda’, por indicação do deputado Eliel Faustino(SDD), 1º Secretário da Mesa Diretora da Alepa. Formada em Enfermagem, especialista em Obstetrícia e Saúde da Família, Mestra em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional e professora universitária, ela está em seu terceiro mandato consecutivo e na Legislatura passada foi a única mulher eleita na Câmara Municipal de Santarém, cujo presidente, vereador Henderson Pinto (DEM) recebeu também a mesma Comenda por iniciativa do deputado Nélio Aguiar.

O defensor público Mário Luiz Printes, que há décadas se dedica à sua missão institucional no município de Oriximiná, foi distinguido com o título de Honra ao Mérito, por indicação do deputado Júnior Ferrari(PSD), que também homenageou o Sistema Marajoara de Comunicação pelos 60 anos da rádio AM, por intermédio de seus diretores Sílvio e Carlos Santos. 

O presidente da Casa, deputado Márcio Miranda(DEM), prestou homenagem ao saudoso deputado Gabriel Guerreiro com o título de Honra ao Mérito Post Mortem, e ao deputado de Minas Gerais Gustavo de Faria Dias Corrêa(DEM) com o título de “Cidadão do Pará”.

Por indicação do deputado evangélico Raimundo Santos(PEN), em deferência especial pelos 103 anos da igreja Assembleia de Deus e pelos serviços prestados à população paraense, foram agraciados os Pastores Samuel do Nascimento Pinto, Valdolino Gaspar Rodrigues, José Rodrigues da Luz, José Nunes Ozório, Carlos Natalino Brito de Andrade e Orivaldo Moraes Ribeiro.
A jornalista e radialista Heloísa Huhn recebeu o título de Honra ao Mérito por proposição do líder do PT, deputado Edílson Moura, que não estava presente por participar na mesma hora de audiência pública no Moju e foi representado pela deputada Bernadete Ten Caten(PT), que também fez a saudação oficial aos homenageados, destacando os avanços obtidos pelo Parlamento estadual na gestão do presidente Márcio Miranda.

O deputado Valdir Ganzer(PT) indicou o vice-prefeito de Marabá, Luís Carlos Pies(PT), para receber o título de Cidadão do Pará, e foi distinguido com a mesma honraria.

O Museu Paraense Emílio Goeldi também recebeu o título de Honra ao Mérito, por sua enorme contribuição ao Pará. O MPEG foi representado por seu diretor, Nilson Gabas Jr., e a iniciativa da distinção foi do deputado Airton Faleiro(PT).

O plenário estava completamente lotado e o cônsul do Japão, a Defensoria Pública, e muitos prefeitos prestigiaram a sessão.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

PSTU marcha com PSOL no Pará

Anterior

MPE-PA denuncia vereadora de Marabá

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *