Os 117 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Pará foram celebrados hoje em sessão solene da Assembleia Legislativa do Pará, proposta pelo deputado Carlos Bordalo(PT). Na ocasião, o presidente da Casa, deputado Márcio Miranda(DEM), anunciou que as relações históricas do IHGP com o Poder Legislativo serão incluídas em volume da série de publicações que vem resgatando a memória do parlamento estadual. Para tanto, ele pediu aos pesquisadores que busquem o que há de documentos que ligam a Alepa ao Instituto ao longo desse mais de um século.
A presidente do IHGP, Anaíza Vergolino e Silva; o 1º secretário do instituto, Pedro Rocha e Silva; o diretor de comunicação do IHGP, José Leôncio Ferreira de Siqueira; e representantes do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE), Patrícia Barbosa Maciel; e do Museu Emílio Goeldi, Vanda Okada integraram a mesa oficial. A sessão contou com a participação da banda de música do Corpo de Bombeiros, que executou os hinos do Brasil e do Pará, no início e final, como prevê o regimento interno da Casa. Uma gravação do hino do IHGP, composto pelo desembargador federal do Trabalho Vicente Malheiros da Fonseca (música) e pelo advogado Célio Simões(letra), também foi executada.
O evento também foi prestigiado pelos acadêmicos Antonio José de Mattos Neto, Walbert Monteiro, Auriléa Abelém, Célio Simões, Nazaré Mello Soares, Paula Andréa Rodrigues e Álvaro do Espírito Santo, entre outros de seus 70 sócios efetivos.
Desde 1944 o solar do Barão do Guajará abriga o IHGP, mas o espaço vem sofrendo com a infestação de pragas e cupins há décadas. A presidente do silogeu, professora Anaíza Vergolino, contou um pouco da saga do instituto e da árdua luta para regularizar a situação jurídico-administrativa e restaurar a edificação, os documentos e peças museológicas. O prédio chegou a passar seis anos fechado. Quando ela assumiu, ainda constava como responsável pelo CNPJ o ex-reitor da Universidade Federal do Pará, José Silveira Netto, falecido na década de 1990.
A meta, agora, é abrir nossas portas para visitação pública. O presidente Márcio Miranda anunciou que vai convidar os deputados para uma visita à entidade, e já adiantou que firmará parceria, a começar pela destinação de parte das emendas parlamentares ao IHGP, a fim de ajudar nos custos da reforma e recuperação.
Fotos de PC Carvalho.