0

Em consenso, a Assembleia Legislativa do Pará compôs as 17 comissões permanentes, além da Procuradoria da Mulher. A articulação mobilizou os 41 parlamentares da Casa e foi conduzida pelo presidente da Alepa, deputado Chicão, que com muito diálogo e capacidade de conciliação aplicou a proporcionalidade mas contemplou todas as bancadas partidárias com assento no plenário Newton Miranda. Com 13 deputados, o MDB tem direito um terço da representatividade das Comissões, mas o líder do Governo, deputado Iran Lima, concordou em abrir mão de algumas vagas a fim de que partidos que têm apenas um deputado na Casa não ficassem excluídos.

Todas as comissões têm igual importância, cada uma em sua área, salientou o presidente, deputado Chicão, explicando as diferentes atribuições reservadas a cada uma, na análise das proposições que tramitam na Alepa. Agora o Gabinete da Presidência já pode encaminhar às respectivas Comissões os projetos protocolados, tanto os de origem interna quanto os encaminhados pelo Executivo, Tribunais e Ministério Público.

Para presidir a Comissão de Constituição e Justiça foi escolhido o deputado Eraldo Pimenta; e para o comando da Comissão de Fiscalização, Finanças e Orçamento, o deputado Chamonzinho. As duas são as que têm mais demandas, porque a CCJ precisa examinar a constitucionalidade e legalidade de todos os projetos, requisito decisivo para admissibilidade, e a CFFO deve avaliar as contas do governo do Estado a cada quadrimestre, além de dar parecer nas leis de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual e Orçamento Anual; e, ainda, julgar a prestação de contas de cada exercício do Executivo, após parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado. Não menos importante é a necessidade de ambas as comissões opinarem acerca de operações de crédito e qualquer iniciativa que se refira a impostos, taxas ou subsídios; e, ainda, a despesas da administração pública.

Preside a Comissão de Agricultura, Terras, Indústria, Comércio e Serviços o deputado Fábio Freitas. A de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Wescley Tomaz. A de Cultura, Lívia Duarte; a de Divisão Administrativa do Estado, Assuntos Municipais e Tributação, Diana Belo. A Comissão de Educação é presidida por Thiago Araújo. A de Mineração, Energia, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por Ronie Silva. A de Pesca e Aquicultura, por Maria do Carmo. Já a Comissão de Prevenção às Drogas tem como presidente Rogério Barra; a de Relações do Trabalho, Previdência e Assistência Social, Adriano Coelho; a de Saúde, Dr. Wanderlan; e a de Segurança Pública, Nilton Neves. A de Turismo e Esportes é presidida por Lu Ogawa; e a de Viação, Transportes, Infraestrutura e Obras Públicas, por Renato Oliveira. A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor continua a ser presidida pelo deputado Carlos Bordalo e a de Defesa da 1ª Infância, Criança e Adolescente por Ana Cunha. A Procuradoria Especial da Mulher está sob a direção de Paula Titan.

Confiram no quadro os titulares e suplentes de todas as Comissões Permanentes da Alepa nesta 61ª Legislatura.

Fiel rejeitada pelo padre tocou fogo na igreja

Anterior

Museu Bolonha ganha peça original do palacete

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários