Evellyn Vitória Souza Freitas nasceu no chão do banheiro do Hospital Municipal de Portel, município do arquipélago do Marajó (PA), no dia 28 de julho de 2021, por volta das 8h da manhã, prematura de 28 semanas e dois dias, pesando 1Kg e 39…

Vanete Oliveira, a jovem marajoara de 28 anos e mãe de cinco filhos que sofre há catorze anos com um tumor enorme em um dos olhos, que lhe cobre quase a metade da face, já está internada no Hospital Ophir…

Equipes da Divisão de Homicídios e da Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos estavam monitorando há um mês o grupo criminoso que planejava roubar em torno de R$ 1 milhão no caixa eletrônico do Banpará localizado dentro do Hospital…

Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

Adeus a Leôncio Siqueira

Lamento informar que o poeta e historiador José Leôncio Ferreira de Siqueira, o querido Zé Vigia, presidente da Academia de Letras e Artes de Bragança e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, se foi. 

Autor de “Trilhos: O Caminho dos Sonhos – Memorial da Estrada de Ferro de Bragança” e “Terra da Liberdade – Benevides: História e Colonização” – ambos de alta relevância histórica, edições já esgotadas, que ganhei autografados – a seu pedido foi inserida no calendário histórico, cultural e turístico do Estado do Pará a Semana da libertação dos Escravos na Amazônia, através do projeto de lei nº 99/2016, de autoria do deputado Márcio Miranda, presidente da Alepa, a fim de celebrar, anualmente, o período de sete dias que envolver o dia 30 de março, em resgate à memória da data de alforria dos escravos na então localidade de Benevides, em 30 de março de 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Para marcar a data, é também da lavra de Márcio Miranda o projeto de lei instituindo o Dia da Libertação dos Escravos na Amazônia. 


O IHGP-PA decretou luto oficial de três dias, em reverência à sua memória.

O prefeito de Benevides, Ronie Silva, também decretou luto oficial de três dias no município, e manifestou pesar e solidariedade aos familiares de Leôncio Siqueira.

Seu corpo está sendo velado na capela Max Domini, em frente à entrada principal do cemitério Santa Isabel, na Av. José Bonifácio, onde será sepultado amanhã às 10h. 

Quando conhecemos a nossa História, alicerçamos o nosso orgulho e nosso pertencimento“, Leôncio gostava de dizer. Que Deus o receba na luz eterna, e conforte os seus dez filhos e viúva!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *