0

O IV Distrito Naval da Marinha do Brasil, em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Praticagem da Barra do Pará, Sociedade Amigos da Marinha Pará, Secretarias de Saúde de Barcarena e do Estado do Pará, Tribunal Regional Eleitoral e Defensoria Pública, promoveu no sábado (31) uma Ação Cívico-Social na comunidade Fazendinha, no Furo do Arrozal, município de Barcarena(PA). O evento atendeu aproximadamente 300 famílias locais, oferecendo serviços gratuitos de cidadania, das 9h às 16h.

Previamente, foi realizada consulta local, na qual ficou detectada a necessidade de debater o tema da violência sexual contra crianças e adolescentes e a violência doméstica. Uma equipe multidisciplinar do Hospital Naval de Belém prestou atendimento médico e odontológico e distribuiu medicamentos da atenção básica e kits de higiene bucal, com orientação sobre escovação. Também foram aplicados testes rápidos laboratoriais para HIV, hepatite, sífilis e glicemia, além de vacinação em crianças e adultos (HPV, hepatite, influenza e outras).

A ação ofereceu serviços de emissão de documentos, como título eleitoral, RG, CPF, Certidão de Nascimento e Óbito, fotos para documentos, bem como orientação jurídica, aliadas a atividades de conscientização sobre violências doméstica e sexual, gravidez na adolescência, prevenção e combate ao acidente de escalpelamento, além de doação de toucas de cabelo.

Durante o evento, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, promotora de Justiça Mônica Freire, ministrou palestra sobre violência sexual para o público adulto. Para as crianças foi apresentado teatro de fantoches, com participação voluntária das estagiárias do MPPA Alícia Batista Furtado, Kilvia Lucy do A. G. Miranda, Virginia Mei Tsuruzaki Shinkai e Paula Cristiane Moura Reis. A integra parceria entre o MPPA, por meio do Projeto “Navegue Não Naufrague” e a Faculdade Faci Wyden, com o Projeto “ECA vai à Escola”.

Já a promotora de Justiça Vyllya Costa Barra Sereni, coordenadora do Núcleo Mulher do Ministério Público, ministrou palestra sobre violência doméstica, visando conscientizar a população sobre a importância de combater esse crime. As crianças assistiram ao teatro de fantoches sobre o ECA vai à escola

Uruá-Tapera

Baobá lembra Zeno Veloso no campus da UFPA

Anterior

Prefeito veta alteração de nomes de ruas de Belém

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários