O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou na tarde desta segunda-feira, 8, que os recursos para a revitalização e requalificação do complexo do Mercado São Brás, na ordem de R$50 milhões, já estão garantidos pela Caixa Econômica Federal. Durante visita…

A orla da cidade concentrou o maior público de todos os tempos. Cerca de dez mil pessoas esperaram, ansiosas, o espetáculo emocionante e grandioso que incluiu barcos grandes e balsas, mas também canoeiros, as tradicionais e belíssimas barquinhas, confeccionadas com…

Área contígua ao centro histórico de Belém do Pará, Zona Especial do Patrimônio Histórico declarada por lei, o bairro do Reduto, cenário industrial da belle Époque, da Doca do Reduto no início do século XX, com suas canoas coloridas repletas…

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça fixou, sob o rito dos recursos repetitivos, a tese de que o servidor federal inativo, independentemente de prévio requerimento administrativo, tem direito à conversão em dinheiro da licença-prêmio não usufruída durante a…

Aberta a temporada lírica no Theatro da Paz

Foto: Carlos Sodré
Em noite de gala, o concerto de abertura do XV Festival de Ópera do Theatro da Paz pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, regida pelo maestro Miguel Campos Neto e com a participação especial da soprano Adriane Queiroz,  empolgou a plateia, que aplaudiu calorosamente, de pé, o espetáculo. No repertório, composições de Leonard Bernstein, Giacomo Puccini, Giuseppe Verdi, Antonin Dvorak e Gaetano Donizetti, além de Carlos Gomes, para marcar os seus 180 anos de nascimento e 120 anos de morte.  O público, que lotou o teatro, gostou particularmente do detalhe delicado durante a ária “Alvorada” (de Lo Schiavo), que abriu a homenagem: a iluminação especial ao longo de sua execução simulou um  amanhecer. 
O concerto também celebrou os 20 anos da OSTP, criada em 1996, que desde 2011 é regida pelo carismático e competente maestro Miguel Campos Neto, e tem visivelmente evoluído em suas apresentações, que incluem a ópera “Salomé”, de Richard Strauss, encenada no Festival de Ópera de 2012 e considerada de difícil execução; a sinfonia “A Sagração da Primavera”, de Stravinsky, todas as sinfonias de Beethoven, executadas na temporada de 2013, e este ano a ópera “Turandot”, maior atração do XV Festival de Ópera do Theatro da Paz.

Parauara que mora em Berlim há mais de 15 anos, a cantora lírica Adriane Queiroz emprestou seu brilho ao espetáculo e, como sempre, foi muito aplaudida. A soprano estreou no Festival de Ópera do Theatro da Paz em “O Guarany”, de Carlos Gomes; foi Marguerita, na ópera “Mefistófele”, de Boito, na edição de 2014; interpretou Micaela em “Carmem”, de Georges Bizet e participou da montagem de “La Bohéme”, de Puccini. E de vez em quando se apresenta em Belém, em concertos especiais. 

O diretor artístico Gilberto Chaves, o secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves, o maestro Vanildo Monteiro, regente do Coro Lírico do Festival de Ópera, o maestro e multi-instrumentista Luiz Pardal e o maestro Miguel Campos Neto estão ansiosos para chegar o dia da apresentação da cantata “Los Pájaros Perdidos”, cujo personagem principal é o tempo. “O tempo é o nosso drama humano. Esse espetáculo é audacioso, pois foi imaginado e criado aqui. A cantata é algo totalmente inovador, muito diferente de montar uma apresentação famosa na qual você tem parâmetros”, adianta Gilberto Chaves. 

“Turandot”, a última escrita por Giacomo Puccini, estreia no dia 21 e terá novas récitas nos dias 23, 25 e 27 de setembro, e o concerto de encerramento do festival será no dia 1º de outubro. A programação inclui, ainda, palestras gratuitas, o lançamento dos DVDs das óperas “Othelo” e “Mefistófele”, executadas no Festival de 2014; e o lançamento da biografia “Carlos Gomes, Sou e Sempre Serei: O Tonico de Campinas”, do historiador campinense Jorge Alves de Lima, em quatro volumes.

As fotos do maestro Miguel Campos Neto, da OSTP e da soprano Adriane Queiroz são de Carlos Sodré.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *