0

A XIII edição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), maior competição de esporte amador do Estado, chegou ao fim no último domingo, 20 de outubro, e consagrou a delegação de Abaetetuba com o cobiçado Troféu Eficiência. A conquista veio após um grande desempenho nas modalidades de futsal, voleibol e handebol, que garantiu a maior pontuação do evento, somando 20 pontos. O troféu premia o município que acumula mais pontos ao longo da competição e reconhece a eficiência e dedicação dos atletas.

Os Jogos Abertos do Pará são promovidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), com o apoio da Federação Paraense de Futsal (Fefuspa). O evento reuniu em 2024 mais de mil atletas de 35 municípios, que disputaram em seis modalidades esportivas. As partidas aconteceram no Instituto Federal do Pará (IFPA), Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), Arena União, Colégio La Salle e Faculdade Esmac.

Ana Paula Alves, titular da Seel, destacou os esforços envolvidos na organização do evento. “Chegamos ao fim de mais uma edição dos Jogos Abertos do Pará, que iniciou no primeiro semestre com oito regionais, e culminamos o evento na fase estadual. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos finalizar com êxito, graças ao apoio dos municípios e do Governo do Pará, que foram fundamentais para a realização desta grande festa do esporte amador. Só tenho a agradecer a todos os atletas, técnicos, torcida, coordenação e aos que colaboram direta e indiretamente no sucesso dos Jogos”, disse a secretária.

Um dos momentos mais comoventes desta edição aconteceu durante a final de handebol feminino. O time de Abaetetuba, tetracampeão da modalidade, dedicou sua vitória ao ex-técnico Denilson Carvalho, que faleceu dias antes do início dos jogos. Em uma homenagem emocionante, as atletas entraram em quadra vestindo camisetas com a imagem do ex-treinador segurando o troféu do Joapa de 2023. Caroline Leão, uma das atletas do time, ressaltou a importância da conquista em memória de Denilson.

“Essa conquista representa uma imensa de trabalho que a gente fez desde o início do ano, juntamente com o nosso técnico Denilson, Sérgio e juntamente com a nossa técnica Caloi, que veio para contribuir, nesse período em que perdemos o nosso técnico Denilson, uma perda que nos destabilizou muito. Só que viemos com um propósito que ele sempre nos falou: vamos ser campeões, porque todo o trabalho que a gente fez não vai ficar em vão. E foi isso que aconteceu, viemos aqui e fazemos de tudo para levar essa conquista para ele e conseguimos a conquista para ele do Joapa”, disse Caroline, visivelmente emocionada.

A técnica Caloi Gadelha, que assumiu o time após a perda de Denilson, também expressou seu orgulho e senso de dever cumprido. “Estamos saindo daqui, com a missão de dever cumprido. Essa conquista é para o nosso amigo técnico Denilson Carvalho, que sempre esteve com a gente em todos os momentos e esse trabalho foi ele que desenvolveu e eu estou aqui para levar esse troféu para o município de Abaetetuba e para todos que o amavam”afirmou a técnica, destacando o legado deixado por Denilson.

Além de Abaetetuba, que brilhou no handebol e futsal, diversos outros municípios se destacaram nas modalidades em disputa. Os Jogos Abertos do Pará são uma celebração da integração entre os municípios do estado, do fomento ao esporte nas categorias de base e da valorização dos atletas que, muitas vezes, encontram na prática esportiva uma forma de inclusão e transformação social. Para os atletas e municípios envolvidos, o evento representa uma oportunidade única de crescimento, aprendizado e superação.

Confira o pódio da  Fase Regional de Castanhal:

– Futsal Feminino: 

   – 1º lugar: Parauapebas 

   – 2º lugar: São Domingos do Capim 

   – 3º lugar: Portel

– Futsal Masculino: 

   – 1º lugar: Abaetetuba 

   – 2º lugar: Melgaço 

   – 3º lugar: Mãe do Rio

– Futebol de Areia Feminino: 

   – 1º lugar: Portel 

   – 2º lugar: Parauapebas 

   – 3º lugar: Santarém

– Futebol de Areia Masculino: 

   – 1º lugar: Monte Alegre 

   – 2º lugar: Ourém 

   – 3º lugar: Paragominas

– Voleibol Feminino: 

   – 1º lugar: Castanhal 

   – 2º lugar: Benevides 

   – 3º lugar: Santa Isabel do Pará

– Voleibol Masculino: 

   – 1º lugar: Castanhal 

   – 2º lugar: Tucuruí 

   – 3º lugar: Paragominas

– Basquetebol Feminino: 

   – 1º lugar: Cametá 

   – 2º lugar: Mãe do Rio 

   – 3º lugar: Ponta de Pedras

– Basquetebol Masculino: 

   – 1º lugar: Ponta de Pedras 

   – 2º lugar: Mãe do Rio 

   – 3º lugar: Barcarena

– Handebol Feminino: 

   – 1º lugar: Abaetetuba 

   – 2º lugar: Castanhal 

   – 3º lugar: São Miguel do Guamá

– Handebol Masculino: 

   – 1º lugar: Vigia de Nazaré 

   – 2º lugar: Moju 

   – 3º lugar: Salinópolis

– Tênis de Mesa Feminino: 

   – 1º lugar: Gláucia Medeiros (Muaná) 

   – 2º lugar: Renata Nascimento (Breves) 

   – 3º lugar: Suelane Bahia (Cametá) e Raissa Chaves (Mãe do Rio)

– Tênis de Mesa Masculino: 

   – 1º lugar: Ronaldo Araújo (Acará) 

   – 2º lugar: Ewerton de Sousa (Marituba) 

   – 3º lugar: Antônio de Souza (Parauapebas) e Cássio Liandro (Marabá)

Foto: Divulgação / Agência Pará

VII Fecitba-PA na Ufopa Santarém

Anterior

Alcon Entertainment acusa Elon Musk de plágio com referências a “Blade Runner 2049”

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários