Em reunião conjunta das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (18) foi aprovado o projeto de lei nº 363/2021, que autoriza o Governo do Pará a contratar operação…

Não houve o célebre círio fluvial de Oriximiná no rio Trombetas este ano, por causa da pandemia, mas a imagem de Santo Antônio flanou pelas águas, levada pela comunidade de várzea do Rio Cachoeiry, que celebrou o verão depois da…

Aprender mais sobre as boas práticas Lixo Zero e como aplicá-las no dia a dia, repensando hábitos de consumo e inspirando a população a enxergar os seus resíduos com dignidade é o que propõe a programação que acontecerá entre os…

Aprovado à unanimidade pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 245/2021, de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre a denominação do Arquivo Público do Estado do Pará, em homenagem ao jurista e professor paraense Zeno Augusto de Bastos Veloso,…

A memória do Legislativo parauara

Desde o início de seu primeiro mandato à frente da Mesa Diretora da Alepa, o deputado Márcio Miranda assumiu um compromisso inédito: preencher lacunas, fomentar o resgate, preservar e divulgar a memória do Legislativo parauara.

Fruto desse esforço, no dia 24 de março de 2014 foi lançada a “Coletânea dos 180 anos do Poder Legislativo”. Depois disso, a criação da revista do Acervo Histórico da Assembléia Legislativa teve como temas sucessivos de suas edições “Memória do Legislativo”, “A imigração japonesa no Pará” e a “Cabanagem”. 

A pesquisa resultou, ainda, em exposição itinerante que foi inclusive ao Senado Federal, em Brasília, e a escolas de rede pública das mais representativas, como Paes de Carvalho e Rui Barbosa. A orientação é ampliar o diálogo com professores e possibilitar acesso a estudantes. 

O acervo da Alepa inclui milhares de fotografias e documentos datados desde o século XIX até hoje. Todo o material está a disposição de pesquisadores, professores e demais interessados de forma gratuita, sendo necessário apenas o agendamento prévio. Hoje, com o lançamento do livro “O Parlamento Paraense na Construção da Cidade de Belém”, mais um ciclo se completa. 

Na entrevista exclusiva ao blog, Márcio Miranda fala dos planos de estender o foco das publicações para todas as regiões do interior do Pará.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *