Douglas da Costa Rodrigues Junior, estudante de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará e bolsista do Museu Paraense Emílio Goeldi, ganhou a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na área de Ciências Humanas…

O Ministério Público do Trabalho PA-AP abrirá na segunda-feira inscrições para Estágio de Nível Superior. A seleção será destinada ao preenchimento de vagas e formação do quadro de reserva de estagiários dos cursos de Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Direito, Jornalismo, Publicidade/Propaganda…

Hoje, dia 23 de julho de 2021 às 19h, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará realizada a nona “Live em Memória” da programação alusiva aos 121 anos do Silogeu, desta vez em homenagem ao centenário de nascimento do Almirante…

A igreja de São Francisco de Assis em Belém do Pará, carinhosamente chamada pelos fiéis de "Capuchinhos", completará cem anos de sua inauguração em 02 de outubro de 2022. A abertura oficial das festividades será com um concerto na igreja…

A memória do Legislativo parauara

Desde o início de seu primeiro mandato à frente da Mesa Diretora da Alepa, o deputado Márcio Miranda assumiu um compromisso inédito: preencher lacunas, fomentar o resgate, preservar e divulgar a memória do Legislativo parauara.

Fruto desse esforço, no dia 24 de março de 2014 foi lançada a “Coletânea dos 180 anos do Poder Legislativo”. Depois disso, a criação da revista do Acervo Histórico da Assembléia Legislativa teve como temas sucessivos de suas edições “Memória do Legislativo”, “A imigração japonesa no Pará” e a “Cabanagem”. 

A pesquisa resultou, ainda, em exposição itinerante que foi inclusive ao Senado Federal, em Brasília, e a escolas de rede pública das mais representativas, como Paes de Carvalho e Rui Barbosa. A orientação é ampliar o diálogo com professores e possibilitar acesso a estudantes. 

O acervo da Alepa inclui milhares de fotografias e documentos datados desde o século XIX até hoje. Todo o material está a disposição de pesquisadores, professores e demais interessados de forma gratuita, sendo necessário apenas o agendamento prévio. Hoje, com o lançamento do livro “O Parlamento Paraense na Construção da Cidade de Belém”, mais um ciclo se completa. 

Na entrevista exclusiva ao blog, Márcio Miranda fala dos planos de estender o foco das publicações para todas as regiões do interior do Pará.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *