0
 

Um encontro espiritual conduzido por lideranças e representantes da tradição Tupinambá será realizado no próximo domingo (15), às 9h da manhã, nas ruínas do Engenho Murukutu, em Belém. O ritual, denominado “Jurema de Chão”, é uma prática de caráter espiritual vinculada à defesa da vida e do território histórico ancestral dos povos originários.

O ritual é organizado pela Tenda e Caboclo Ubiratã, por Mestre Olímpio e pelo Coletivo Murukutu Tupinambá. As ruínas do Murukutu, situadas na Rodovia Murukutu, na área conhecida como Estrada da Ceasa, no bairro Curió-Utinga, é um espaço simbólico para a memória histórica da região.

A prática ritualística está associada à Jurema Sagrada, elemento espiritual presente em diferentes tradições religiosas e culturais originárias e afro-indígenas no Brasil. No contexto Tupinambá, o ritual é descrito como parte de uma guerra espiritual em defesa da vida, do território ancestral e das dimensões simbólicas que estruturam a cosmologia do povo.

A realização da cerimônia acontece em meio à mobilização política e territorial relacionado à contestação da construção da Avenida Liberdade, projeto que tem sido alvo de críticas e debates envolvendo comunidades tradicionais e movimentos sociais da região.

Os responsáveis pelo encontro lembram que o convite é aberto a todos, mas exige postura de respeito diante do caráter espiritual da atividade. O ritual não possui finalidade de entretenimento e deve ser compreendido dentro da cosmovisão indígena.

Para saber mais sobre a Jurema, assista ao vídeo do Juremeiro Kaio:

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

TRE do Pará enviará WhatsApp a eleitores para atualizações cadastrais e informações

Anterior

Você pode gostar

Comentários