O governador Helder Barbalho libera a partir de hoje (26) as seis faixas de asfalto na BR-316, três no sentido entrada e três no sentido saída de Belém, além da faixa expressa de concreto, sem desvios ou máquinas na pista. As obras continuam nas calçadas, passarelas, terminais, estações e drenagem, sem interferência direta no trânsito, ao longo de mais de 20 quilômetros.
Quando estiver funcionando, o sistema BRT vai operar com 40 ônibus elétricos no corredor expresso até São Brás, e 92 a diesel, com suspensão pneumática, portas nos dois lados, que vão fazer rotas até o centro de Belém. Todos os veículos terão ar condicionado. Os usuários do Sistema Integrado poderão sair de seus bairros em linhas alimentadoras até os terminais de integração localizados na BR-316, sendo um em Ananindeua (Km 6,5) e outro em Marituba (Km 10,7). No terminal, sem pagar outra passagem, poderão passar para uma das três linhas troncais até o centro da cidade ou São Brás.
A rodovia terá treze passarelas novas, ciclovia e calçada com arborização. Nos terminais de Ananindeua e Marituba haverá uma Estação Cidadania.
O viaduto na interseção da Alça Viária com a BR-316, em Marituba (PA), com 720 metros de extensão, já está em uso. Outros três estão em construção. Um na Av. Mário Covas com a Av. Independência; outro na Mário Covas com Av. Três Corações e o terceiro na Independência com a BR-316. As rampas dos viadutos viraram mural de arte. Com a temática floresta na COP 30, o artista paraense Moisés Oliveira, morador de Marituba, criou o projeto e pintou a fauna e a flora amazônica em graffiti.
Comentários