0

Nesta quinta-feira (17), Dia Nacional da Vacinação, é bom lembrar que as vacinas têm papel crucial na história da saúde pública. Estudo recente da Organização Mundial da Saúde revela que a imunização já salvou 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos. O levantamento também destaca que hoje mais de 20 milhões de pessoas podem andar graças à vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil).

O Centro Saúde Escola, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará oferece diversos serviços à população, como a imunização gratuita, desde a infância até a fase adulta. Coordenado pela professora e enfermeira Ivonete Peixoto e a Sala de Vacinas, que integra esse complexo, atua ao lado das demais ações de vigilância epidemiológica e se incorpora às ações da Atenção Primária em Saúde. “A vacina é o método mais eficaz e seguro de prevenção de doenças, ela salva milhões de vidas a cada ano, atua para proteger o nosso organismo contra agentes infecciosos e desempenha um papel estratégico na eliminação ou redução da ocorrência de diversas doenças como gripe, caxumba, poliomielite, rubéola, sarampo e tétano”, destaca a professora Ivonete Peixoto.

O SUS disponibiliza, em todo o país, cerca de 30 vacinas para combater doenças em diversas faixas etárias. Algumas são exclusivas em centros de referência para grupos especiais. A Sala de Vacinas do CSE- Marco dispõe de cerca de 20 imunizantes, como os que combatem Influenza, Covid-19, Hepatite B e Tétano, entre outras, e atende por demanda espontânea, com entrada pela travessa Perebebuí, 2623, no bairro do Marco, em Belém, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h30 às 17h. O usuário deve levar a carteira de vacinação, RG e cartão SUS.

O Boticário lança loja flutuante em Belém

Anterior

MPT-PA/AP premia escolas de Abaetetuba, Ananindeua e Castanhal

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários