0

De 25 a 28 de setembro, o Centro de Ciências e Planetário do Pará, vinculado à Universidade do Estado do Pará, vai integrar a 18ª Primavera dos Museus, iniciativa anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) a fim de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros. De quarta-feira, 25, até sexta-feira, 27, o evento será realizado nos turnos da manhã (9h às 11h) e tarde (15h às 17h), e no sábado, 28, das 9h às 11h30.

O tema central é “Museus, acessibilidade e inclusão”, e a ideia é ampliar o debate sobre a democratização dos espaços museológicos e estimular a reflexão sobre a acessibilidade de museus a diferentes públicos, tanto em termos físicos, quanto sociais e culturais.

O Planetário do Pará vai oferecer rodas de conversa, sessões inclusivas na cúpula Kwarahy, contação de histórias, visitações livres pedagógicas, Show da Química Inclusiva e atividades interativas. A programação completa está disponível no site do CCPPA. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público, e não precisa fazer inscrição prévia.

O diretor do CCPPA, professor José Roberto Silva, adianta que a mesa de abertura contará com a presença de gestores da Uepa, seguida por roda de conversa que irá contemplar os desafios da acessibilidade e inclusão. Às 10h30, será exibida a sessão de cúpula “O Céu de Belém em Libras”.

Ainda no dia 25, às 15h, vai ter visitação livre e gratuita ao centro de ciências e exibição da sessão infantil “Uma aventura no Planetário”; às 15h30, haverá contação de história para o público infantil e, às 17h, a sessão adulta “O Céu de Belém em Libras”. Na quinta-feira, 26, a programação será visitação pedagógica, às 9h e às 15h; Show da Química Inclusiva, às 9h45 e às 15h45; e atividades interativas (de Física, Matemática e Biologia), às 10h30 e 16h30.

No dia 27, às 15h, haverá sessão acessível para deficientes visuais, com a cúpula tátil “Constelações ao Toque das Mãos”, que oportuniza o reconhecimento de cinco constelações do céu de Belém e explora conceitos astronômicos e mitológicos. Esta é a segunda sessão inclusiva elaborada exclusivamente pela equipe de técnicos e professores do CCPPA. No último dia do evento, sábado, 28, vai ter visitação livre e gratuita, com sessão infantil e adulta, Show da Química Inclusiva e contação de história.

Todas as atividades terão intérprete de Libras e adaptações realizadas pelos estagiários nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática. O tema da Primavera dos Museus deste ano ressalta a relevância que a acessibilidade e a inclusão têm dentro dos espaços museais. 

No próximo dia 30 de setembro, o Centro de Ciências e Planetário do Pará completará 25 anos de existência. A instituição tem como missão difundir, promover e aplicar o conhecimento em ciências, por meio da interação com os visitantes do espaço, promovendo o desenvolvimento científico sociocultural da população paraense.


O CCPPA fica na Rodovia Augusto Montenegro, s/n, km 3, ao lado do Mangueirinho.

OSTP no Theatro da Paz neste sábado

Anterior

Docente do EJA em Santa Izabel do Pará é finalista de prêmio nacional

Próximo

Você pode gostar

Comentários