O violonista e compositor parauara Salomão Habib estrelará no próximo dia 29, no Teatro Margarida Schiwasappa, às 19h, em Belém do Pará, o concerto “Rebongo – Violão Brasileiro – Salomão Habib”, que mostra a diversidade do violão e dos ritmos brasileiros, com destaque para o carimbó, o baião e o samba. Com um repertório constituído na sua maioria por obras inéditas, o evento destaca os afro-sambas autorais de Salomão, numa alusão não somente à influência afro na música popular brasileira mas também aos costumes da oralidade nacional, que em sua construção linguística traz elementos dos idiomas Banto e Quimbundo.
Como parte da série de baiões compostos pelo violonista em homenagem a grandes nomes, figuram no repertório Baião de Bach; Baião do Tião, em homenagem ao grande músico e compositor paraense Sebastião Tapajós; e Baião do Nego, composto em homenagem ao genial violonista Nego Nelson, além do Baião do Villa, dedicado ao ilustre maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos.
Salomão Habib foi condecorado recentemente com a Medalha do Mérito Educacional, concedida pela Assembleia Legislativa do Pará, além da Medalha “Barão de Guajará”, outorgada pela Academia Paraense de Letras, da qual é membro. Com uma carreira de renome internacional, Salomão tem 46 discos, um na Alemanha pelo selo “Buch Julius”, em Stuttgart; já realizou turnês com sucesso na Suíça, Venezuela, Portugal, Guiana Francesa, França, Argentina, Bélgica, e na Alemanha fez turnês em dezoito cidades.
O concerto “Rebongo” conta com a participação especialíssima do percussionista paraense Alcides Alexandre, um mestre da percussão com vasta trajetória de pesquisa de sonoridades e ritmos amazônicos, e também do jovem violonista paraense Luis Falcoski.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do Salomão Habib. Mais informações pelo telefone 91-981776590.
Comentários