Em solenidade no Theatro da Paz, a Universidade da Amazônia celebrou seu cinquentenário em meio a atos oficiais, depoimentos em vídeo e pocket show das cantoras Sandra Duailibe, Gigi Furtado e Lucinnha Bastos com o maestro e pianista Robenare Marques e Jazz Trio. O chanceler da Unama, fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, doutor Janguiê Diniz, presidiu a cerimônia em que a professora doutora Betânia Fidalgo Arroyo, reitora da Unama, outorgou o título de Doutor Honoris Causa ao governador Helder Barbalho, e também a Comenda Unama ao presidente da Alepa, deputado Chicão; à vice-governadora Hana Ghassan Tuma; ao ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; ao procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr.; ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Leonam Gondim da Cruz Jr.; ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Marcus Losada Maia; ao desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Pará Milton Augusto de Brito Nobre, decano dos professores Doutores Honoris Causa; à presidente da Associação Comercial do Pará, Elizabete Grunvald; ao presidente da Federação das Indústrias do Pará, Alex Carvalho; ao presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Jr; e ao secretário de Estado de Igualdade Racial, Jarbas Vasconcelos.
Momento de grande emoção e vibração da plateia, que os aplaudiu de pé, na cerimônia foram homenageados com a Comenda Unama os seis fundadores da instituição: professores Edson Raymundo Pinheiro de Souza Franco e David Choueri Salomão Antônio Muffarrej, representados pelas respectivas viúvas, Profa. Nazaré Franco e D. Walquiria Muffarrej; professor Paulo Roberto Carvalho Batista, pelo filho Rafael Batista; Marlene Coeli Vianna, pelo sobrinho Luiz Olavo Viana; e Maria da Graça Landeira Gonçalves, pela filha Etiane Borges (todos In Memoriam); e ao professor Antônio Vaz de Carvalho Pereira, representado pela sua esposa, D. Edna Vaz, deslumbrante em um vestido de gala.
O desembargador aposentado do TRT8 Georgenor de Sousa Franco Filho, mais antigo professor do Curso de Direito, desde 1979, há 45 anos, na graduação e no Mestrado, e Antonio Massoud Salame, do curso de Engenharia, segundo mais antigo docente, desde 1982, há 42 anos; Delson Santos Pantoja, colaborador mais antigo da Unama, desde 30 de março de 1989, há 35 anos, atualmente do quadro da Biblioteca da Unama Ananindeua; e a amada Ghislaine Segurado Pimentel, a “Babi”, aluna da primeira turma de Direito ex-coordenadora do Curso de Direito e professora da Unama, que empresta seu nome ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Unama Alcindo Cacela (NPJ), o mais antigo do Estado do Pará, foram agraciados com a Comenda Unama.
O título de Doutor Honoris Causa é a honraria máxima de uma Universidade. Além do governador Helder Barbalho, já foi outorgada pela Unama ao ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo de Moura Ribeiro; aos professores doutores Arnaldo Niskier, Milton Nobre, Octávio Avertano Rocha, João de Jesus Paes Loureiro e Violeta Refkalefsky Loureiro.
“Quero expressar minha profunda gratidão a vocês, membros do corpo docente, coordenadores, gestores, técnicos e colaboradores de diferentes seções, pela participação e todo entusiasmo demonstrado nos eventos que comemoram o aniversário de 50 anos da Universidade da Amazônia, a nossa querida Unama. Juntos, vivemos um marco histórico nesta semana! Cada um de vocês desempenhou papel essencial para o sucesso das celebrações: inicialmente na sessão especial na Alepa, na figura do presidente, deputado Chicão, com menção honrosa ao cinquentenário da Unama e entrega do título de Cidadão Paraense ao nosso chanceler, José Janguiê Diniz; em seguida, na cerimônia no Theatro da Paz, com homenagens aos fundadores da Unama, entrega de comendas e concessão do título de Doutor Honoris Causa ao governador do Pará, Helder Barbalho. Foi cativante ver o brilho nos olhos de todos e todas, do orgulho de fazer parte dessa instituição tão importante para o nosso Estado e para o desenvolvimento da Região Norte. Conseguimos mostrar a tradição e excelência da Unama, celebrando também uma década de união de esforços, de impulsionamento em inovação e empreendedorismo do Grupo Ser Educacional. Temos a Amazônia no nome e agora, de fato, estamos presentes em toda a região. Com muito trabalho e com a paixão de todos nós, seguimos acolhendo sonhos, construindo o futuro, no percurso dos próximos 50 anos”, declarou a reitora Betânia Fidalgo.
Líder em educação privada na região Norte, com unidades presenciais e de Ensino à Distância, a Unama é a primeira universidade privada do Pará e ostenta conceito cinco no Ministério da Educação. Conta com sete campus presenciais no Estado: Unama Ananindeua; Unama Alcindo Cacela; Unama parque Shopping; Unama Gentil; Unama Castanhal; Unama Marabá e Unama Santarém, e unidades no Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.
Além das mais de 40 graduações, oferta cursos de mestrado, doutorado e especialização – ao vivo ou à distância – nas áreas de Comunicação, Contábeis, Direito, Exatas, Tecnologia, Humanas e Saúde, programas de mestrado em Administração; Comunicação, Linguagens e Cultura; Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano; Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental e Direitos Fundamentais, inclusive doutorado nos programas de Pós-graduação em Administração, em Comunicação, Cultura e Linguagens e Desenvolvimento, e Meio Ambiente Urbano.
Só na região metropolitana funcionam três clínicas-integradas, com atendimento nas áreas de Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina Veterinária, Estética e Cosméticos e Terapia Ocupacional, nas unidades de Ananindeua, Alcindo e Gentil. A Unama mantém, ainda, infraestrutura de laboratórios como Moda, Práticas Gastronômicas, Tribunal do Júri (Escritório Técnico de Assistência Jurídica e Judiciário), Núcleo de Práticas Jurídicas e o laboratório de Comunicação (Portal Leia Já, Rádio e TV Unama e Agecom – Agência de Comunicação).
Comentários