O trânsito na Av. João Paulo II com Passagem Eliezer Levy (próximo ao colégio Acrópole), no bairro do Souza, será fechado entre 8h e meio dia desta nesta quinta-feira, 13. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizará operação de caráter preventivo para remoção de mais uma árvore da espécie ficus benjamina, que apresenta risco de queda.
O plantio de fícus é proibido em Belém pela Lei Complementar Nº. 629, de 11 de dezembro de 2014, devido a vários fatores, como a agressividade de suas raízes, que provocam rachaduras no asfalto, em paredes e muros na busca por alimento e água. A espécie é inadequada para a arborização urbana: tem alto risco de queda e baixa resistência a ventos. Nativa da Ásia e melhorada por viveiristas da Holanda, é produzida aos milhões em Holambra (SP), com baixíssimo custo. Quando plantada no solo, fora do vaso, suas raízes agressivas destroem galerias pluviais, de esgoto, fiações enterradas, calçadas, tubulações, fundações e o que mais houver pela frente, causando enormes prejuízos materiais.
Como é uma árvore que cresce em qualquer solo, extremamente rústica, já existe até em cidades ribeirinhas no meio da floresta amazônica, mesmo com tantas belas árvores nativas à disposição para o plantio e cultivo.
Comentários