0

Os contos criados no novo livro de Inez Donati reproduzem o contexto em que as letras das cantigas de roda foram criadas. A mulher, bela, frágil e casamenteira. O homem, na figura do cavalheiro salvador. Histórias que trazem estrutura semelhante à dos contos de fadas, envoltas em atmosfera de fantasia, que encantam o público infantil e fazem os adultos voltarem aos bons tempos de infância. O lançamento será no Instituto de Ciências das Artes da Universidade Federal do Pará, na Praça da República, ao lado do teatro Waldemar Henrique, neste sábado, dia 15, às 9h.

A autora é paraense, graduada em Administração e em Letras e participou de muitas brincadeiras infantis populares, principalmente de cantigas de roda. Casada e mãe de três filhos, fez deles parceiros das brincadeiras e das sessões de contação de histórias.

Depois de uma vida profissional dedicada principalmente ao serviço público, Inês se radicou em São Paulo desde 1993. Em 2009 lançou seu primeiro livro: O Coelhinho Distraído.

Com a memória rica de lembranças dos brinquedos, músicas e jogos vividos na infância, Inez Donati relembra as cantigas de roda dando-lhes vida através da ficção. Cada história remete às tardes e noites na calçada da Av. Alcindo Cacela, onde morava, ou às manhãs no pátio de recreio do Colégio Gentil Bittencourt, em Belém do Pará, onde estudou.

Inez comenta que a forma de brincar mudou com o passar dos anos, os objetos, o tempo, os espaços de brincar e os brincantes foram se transformando. Apesar disso as brincadeiras atravessaram fronteiras e épocas, mantiveram-se vivas e se perpetuaram pela transmissão de geração a geração, confirmando assim sua essência. Para ela, o lançamento de Histórias de Cantigas de Roda é uma espécie de resgate das brincadeiras tradicionais, e da elaboração de atividades lúdicas visando proporcionar vivências intergeracionais, assim como uma tentativa de oferecer subsídios a fim de enriquecer e aperfeiçoar o profissional professor para essa prática educativa.

Tempero de Origem no São José Liberto

Anterior

Prefeitura de Belém retira fícus da cidade

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários