0

Os contos criados no novo livro de Inez Donati reproduzem o contexto em que as letras das cantigas de roda foram criadas. A mulher, bela, frágil e casamenteira. O homem, na figura do cavalheiro salvador. Histórias que trazem estrutura semelhante à dos contos de fadas, envoltas em atmosfera de fantasia, que encantam o público infantil e fazem os adultos voltarem aos bons tempos de infância. O lançamento será no Instituto de Ciências das Artes da Universidade Federal do Pará, na Praça da República, ao lado do teatro Waldemar Henrique, neste sábado, dia 15, às 9h.

A autora é paraense, graduada em Administração e em Letras e participou de muitas brincadeiras infantis populares, principalmente de cantigas de roda. Casada e mãe de três filhos, fez deles parceiros das brincadeiras e das sessões de contação de histórias.

Depois de uma vida profissional dedicada principalmente ao serviço público, Inês se radicou em São Paulo desde 1993. Em 2009 lançou seu primeiro livro: O Coelhinho Distraído.

Com a memória rica de lembranças dos brinquedos, músicas e jogos vividos na infância, Inez Donati relembra as cantigas de roda dando-lhes vida através da ficção. Cada história remete às tardes e noites na calçada da Av. Alcindo Cacela, onde morava, ou às manhãs no pátio de recreio do Colégio Gentil Bittencourt, em Belém do Pará, onde estudou.

Inez comenta que a forma de brincar mudou com o passar dos anos, os objetos, o tempo, os espaços de brincar e os brincantes foram se transformando. Apesar disso as brincadeiras atravessaram fronteiras e épocas, mantiveram-se vivas e se perpetuaram pela transmissão de geração a geração, confirmando assim sua essência. Para ela, o lançamento de Histórias de Cantigas de Roda é uma espécie de resgate das brincadeiras tradicionais, e da elaboração de atividades lúdicas visando proporcionar vivências intergeracionais, assim como uma tentativa de oferecer subsídios a fim de enriquecer e aperfeiçoar o profissional professor para essa prática educativa.

Tempero de Origem no São José Liberto

Anterior

Prefeitura de Belém retira fícus da cidade

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *