0
 

Não percam a exposição “Antonio Lemos: A ressignificação do Mito”, em homenagem à memória do intendente que modernizou a Belém oitocentista, que a Prefeitura de Belém montou no Palácio Antônio Lemos (Praça D. Pedro II, Cidade Velha). O horário de visita é de terça a sexta, de 10h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, de 9h às 13h. 

Apaixonado pelas artes e por Belém, Antonio José de Lemos deu à cidade a imagem que até hoje é a sua marca. Jornalista, urbanista, militar e político, do final do séc. XIX ao início do séc. XX, tido como a Belle Époque Amazônica, pela hegemonia de Belém nas exportações da borracha no mercado internacional,  foi em sua administração que a capital do Pará ganhou contornos de cidade europeia, com largos, boulevares, praças, jardins, edificações e benefícios que elevaram Belém à condição de referência de modernidade, a exemplo da inauguração do sistema de iluminação pública, escoamento de água e esgoto, sistema de transporte público com bondes, pavimentação de ruas, entre outros. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Sorteados relatores de indicados ao TCM

Anterior

O Rei do Brega se foi

Próximo

Você pode gostar

Comentários