0
 

 


Foi tudo de bom a cerimônia de entrega do Prêmio Carlos Rocque, ontem à noite, no Palácio Antônio Lemos, promoção da Associação Cidade Velha-Cidade Viva, presidida por Dulce Rosa de Bacelar Rocque e prestigiada pelo prefeito Zenaldo Coutinho, que anunciou que, no carnaval de 2015, vai apoiar o Bloco Xibé da Galera, um dos agraciados, pela conduta exemplar, fazendo seus desfiles sem som treme-terra, com bandinha, cartazes e faixas educativos, banheiros químicos e recolhendo imediatamente todo o lixo.

A premiação destacou também o importantíssimo trabalho de resgate feito por José Vasconcelos Paiva, através de fotografias do casario da Cidade Velha de Belém, revelando detalhes preciosos de seus azulejos portugueses, ferragens, condutores de energia elétrica e calçadas. O Grupo Gente de Belém, que divulga a cidade, mesmo de longe, através de um blog, foi o terceiro premiado, por defender o patrimônio histórico de Belém.

A presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Anaíza Vergolino, fez um discurso muito aplaudido destacando a vida e o legado de Carlos Rocque, representado na solenidade por suas filhas e neta.

O jornalista e escritor Carlos Rocque(1938-2000), alcunhado “Repórter da História”, além de contista e romancista estruturou enciclopédias e deixou importante produção histórica. Era membro da Academia Paraense de Letras. Secretário executivo da comissão responsável pelo traslado dos restos mortais do intendente e senador Antonio Lemos para Belém em 1973, foi presidente da Paratur e inaugurou o Museu do Círio e o Parque Ecológico da Companhia Paraense de Turismo. Foi ele quem concebeu o marco ao Sesquicentenário da Cabanagem e apresentou a ideia ao então governador Jader Barbalho, que a abraçou e o nomeou secretário da comissão responsável pela construção do memorial projetado pelo gênio Oscar Niemeyer. Foi, ainda, secretário executivo da comissão do centenário de nascimento do ex-governador Magalhães Barata (1988).
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Medrado fala à CPI do BRT

Anterior

Jazz amazônico no Gasômetro

Próximo

Você pode gostar

Comentários