0
 
 Carteira Borboleta, design e criação de Celeste Heitmann
Bracelete Rádica, design e criação Ourogema
Bracelete Bastão do Príncipe, com design e criação H.S. Criações. Fotos: Ascom Igama
O Conselho da Mulher Empresária do Pará, a Associação Comercial do Pará e o Sebrae-PA realizaram hoje, no auditório da ACP, um desfile de moda com criações do estilista Tony Palha e de joias criadas e confeccionadas por designers, ourives, lapidários, produtores e demais empreendedores individuais e microempresários do Polo Joalheiro do Pará, dentro da programação do evento “Mulher Empreendedora 2014”. Foram mostradas joias confeccionadas em ouro e prata, com gemas minerais como ônix, quartzos fumê e rosa, citrino, ametista bruta e turmalina negra, e ainda madeira comum e rádica, casca de coco, madeira de pupunheira, semente de babaçu e outras gemas orgânicas. As 27 peças selecionadas para o desfile foram inspiradas na cultura amazônica. Os colares, pingentes, anéis, brincos e pulseiras foram produzidos pelas empresas Joiartmiro, Zeus, HS Criações & Design, Ourogema, Montenegro’s, Danatureza e Loja Una. As joias foram criadas pelas designers Ivete Negrão, Marcilene Rodrigues, Ana Cássia, Selma Montenegro e Celeste Heitmann.

Amanhã, a designer e artista plástica Celeste Heitmann será homenageada com o prêmio “Talento Cultural 2013”, por seus 30 anos de carreira.
Na ocasião, será exibido vídeo com uma pequena biografia da artista luso-brasileira, com destaque para seu trabalho, ambientado na Casa do Artesão e na Capela do São José Liberto. A premiação será na sede do Colégio Rui Barbosa, na Av. Pedro Miranda, bairro da Pedreira. 

Celeste conta que chegou em Belém no dia 24 de janeiro de 1963 e se apaixonou pela cidade. Começou sua trajetória pintando quadros, tecidos, porcelana, madeira, e depois bolsas e joias. Suas criações estão espalhadas mundo afora e algumas podem ser vistas através das novelas da TV Globo. Já publicou cinco livros e, preocupada com as comunidades carentes, juntou amigos e com eles criou uma creche para 120 crianças, participou da campanha Poli Plus, e por isso já recebeu o título Paul Harris e vários prêmios em New Jersey, Lisboa, Foz de Iguaçu e Belém. Celeste é uma grande divulgadora da cultura paraense, além do que suas bolsas são feitas de materiais reciclados, como coadores de café, dando exemplo de sustentabilidade. E seus trabalhos são tão lindos, únicos e irresistíveis que uma vez já voltou para casa com os objetos pessoais dentro de um saco plástico: em um evento, uma alta executiva internacional ficou de tal modo determinada a comprar a sua bolsa que, mesmo sendo avisada de que era de uso pessoal, não titubeou em pedir que a esvaziasse ali mesmo a fim de levá-la, já que já iria embarcar de volta, sem tempo para encomendas. Celeste fez o que ela mandou e ficou com mais essa história divertida para contar.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

A opinião da leitora e eleitora

Anterior

35 anos do Teatro Waldemar Henrique

Próximo

Você pode gostar

Comentários