0
 
O desembargador Constantino Augusto Guerreiro foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Pará para o biênio 2015/2016, ontem,  e terá o desembargador Ricardo Ferreira Nunes na Vice-Presidência, a desembargadora Diracy Nunes Alves na Corregedoria Corregedoria das Comarcas da Região Metropolitana de Belém, e a desembargadora Maria do Céo Coutinho na Corregedoria das Comarcas do Interior. As desembargadoras Filomena Buarque, Elena Farag, Maria Edwiges e Edinéa Tavares foram eleitas para integrar o Conselho da Magistratura, do qual são membros também o presidente, vice-presidente e corregedores. Todos tomarão posse em solenidade agendada para o 1º dia útil de fevereiro de 2015. 

Aos 27 desembargadores que compõem a Corte, o novo presidente agradeceu os votos de confiança, pregando o diálogo entre magistrados e servidores, e também fez elogios à administração da atual presidente Luzia Nadja Guimarães. O decano da corte, desembargador Milton Nobre, pediu a união do novo corpo diretivo para vencer as divergências e superar desafios em prol de um Judiciário melhor. A presidente Luzia Nadja parabenizou o Pleno pela maturidade e respeito com que conduziu o processo democrático e afirmou que o “Tribunal precisa estar unido, porque ninguém pode nada sozinho”. 

Constantino Guerreiro ingressou no TJE-PA em 1984, via concurso público para o cargo de Escrivão Criminal. Aprovado em concurso para Juiz de Direito, em 1985, assumiu as funções na Comarca de Curuçá. Já atuou em Maracanã, Castanhal, Chaves, Tomé-Açu, Afuá, Marapanim, Moju, Alenquer, São Miguel do Guamá, Santarém, Rondon do Pará, Bonito, São Domingos do Capim e Cametá. Chegou à Capital, promovido por merecimento, quando assumiu as funções da 12ª Vara Cível, em 1992. Após seis anos, virou titular da 4ª Vara Cível. Dirigiu o Fórum Cível e ascendeu ao 2º grau em 2005. Foi corregedor das Comarcas do Interior, no biênio de 2007 a 2008, e coordenador dos Juizados Especiais, de 2011 a 2012. Atualmente atua na 5ª Câmara Cível Isolada. 

Ricardo Ferreira Nunes chegou à magistratura em 1985, aprovado em concurso para Juiz de Direito. Já atuou como membro do TRE-PA, até maio de 2003, e titular da 7ª Vara Cível de Belém, até maio de 2005. Também foi membro e presidente da 2ª Turma Recursal dos Juizados Cíveis e Criminais e do Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção Pará. Ascendeu ao desembargo do TJPA em 2005. Atualmente é presidente da 4ª Câmara Cível Isolada.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Nota oficial do Sinjor-PA

Anterior

Idesp oferece bolsas

Próximo

Você pode gostar

Comentários