0

Fotos: Rodolfo Oliveira
Está o maior bafafá desde hoje de manhã no Centro Integrado de Governo (CIG), localizado na Avenida Nazaré, em Belém. Era por volta das 10:30h quando um grupo de manifestantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) resolveu desviar a Marcha da Educação que ia para o Centur, onde estava sendo discutido o PPA -Plano Plurianual do Governo e arrombou o portão do estacionamento que dá acesso à Av. Governador José Malcher, invadiu o local e se concentrou na área externa do prédio e no hall de entrada, gritando palavras de ordem. A Polícia Militar foi acionada, mas só para montar um cordão de isolamento junto à porta de vidro que faz a divisória entre o hall de entrada e o acesso às demais dependências. O coordenador do Sintepp, Alberto Andrade, afirma que os manifestantes permanecerão acampados lá até que seja formalizado, pela Secretaria de Estado de Educação, um documento indicando a reabertura das negociações.
O chefe da Casa Civil, José Megale, mandou evacuar o prédio, dispensando os funcionários do serviço até que a situação se normalize, mas alguns militantes do Sintepp tentaram impedir a saída dos servidores, bloqueando os portões de saída e de entrada, de modo a reter os carros. Uma hora depois, com a intervenção da PM, que negociou com o Sindicato, os portões foram liberados.
A Casa Civil formalizou então um comunicado ao Sintepp, entregando o prédio do CIG à responsabilidade dos militantes que o invadiram. O documento foi levado por Jair Pinto, coordenador Núcleo de Relacionamento com Municípios e Entidades de Classe, órgão da Casa Civil, ao coordenador do Sintepp, Mateus Ferreira, que tomou conhecimento mas se recusou a assinar o recebimento.
A Casa Civil informou que vai protocolar o documento, atestado por testemunhas, para responsabilizar o Sintepp por quaisquer danos ao patrimônio público. O Sintepp realizou, há pouco, assembleia geral lá mesmo. Os policiais permanecem no prédio. Confiram as fotos.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Jatene vai para a Argélia este mês

Anterior

Sintepp X Governo: falta bom senso

Próximo

Você pode gostar

Comentários