Publicado em: 29 de outubro de 2015
Esta é para os adoradores de magrelas. Estão abertas as inscrições, até o dia 09, para Outdoor Challenge Marajó, competição de mountain bike que larga em Salvaterra com percursos de 75 Km e 150 Km.
No verão marajoara a poeira é tanta que faz sumir a paisagem, o calor é infernal e o terreno esburacado das fazendas não convida ninguém a praticar esportes. Mas é exatamente essa paisagem inóspita que atrai cerca de 100 ciclistas do Pará, Maranhão, Tocantins, Amapá e Amazonas ao arquipélago, dia 28 de novembro. A terruada é modelada pelas pisoteadas de búfalos marajoaras no solo úmido na época de transição das chuvas para o verão. Já no alto verão, com o clima extremamente seco, os buracos deixados pelos búfalos dão forma à terruada. Equilibrar-se e vencer o desgaste físico sobre buracos é parte do desafio para a turma do pedal. É um terreno tão difícil que todos receberão medalhas ao cruzar a linha de chegada, também em Salvaterra. A competição foi elaborada por um grupo de esportistas com suporte do governo do Pará, via Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, e pretende combinar aventura com os atrativos turísticos na Amazônia parauara.
Parte dos atletas vai pedalar contra o relógio. Mas a maioria quer mesmo é se superar e concluir o percurso. Uma experiência pra guardar pra vida. Vai ser lama e poeira, areia, erosão. E terruada, claro. Tudo junto e misturado, acentuam os organizadores. Quem tiver domínio e evitar descer muito da bike nas áreas complicadas garantirá tempo e posição no ranking. Podem se inscrever aqui.









Comentários