0
 

Belém do Pará é a capital gastronômica do País em maio, com a 14ª edição do Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense e o 11º Festival Brasil Sabor. E a grande estrela é Leonardo Modesto, 29 anos, vencedor do concurso Enchefs PA 2016 com o confit de pato no tucupi com geleia de jambu, aligot de pupunha e beiju xica de acompanhamento, que concorrerá ao Prêmio Nacional Dólmã 2016 pelo Estado do Pará. No ano passado, ele venceu o concurso Chef Paulo Martins, do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, com um espetinho marajoara ao pesto de castanha-do-pará e flor de jambu, acompanhado por farofa de farinha d’água e folha de cipó d’alho. 

Enchefs, do Brasil Sabor (veja aqui) é um evento planetário, que acontece em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), presidida no Pará por Rosane Oliveira (Churrascaria Tucuruvi Benjamin), e que tem na coordenação a embaixadora do Pará Ângela Sicília(restaurante Famiglia Sicília). O Ver-o-Peso da Cozinha Paraense é o maior evento gastronômico da Amazônia, idealizado pelo saudoso chef parauara Paulo Martins (Restaurante Lá Em Casa). 

O jovem e talentoso chef Leonardo Modesto – que faz jus ao nome e é de uma simplicidade desconcertante – valoriza os ingredientes regionais na elaboração dos pratos, dando ênfase a produtos oriundos da agricultura familiar. Ingredientes como puba, carimã, cipó d’alho, farinha de piracuí, entre outros, são valorizados e criativamente explorados. Daí surgiram os produtos Sitio Mearim, que já são comercializados em São Paulo, levados por Marina Cabral de Britto, a partir da apresentação de Gabriella Florenzano.

Nascido na comunidade Itajuba, no município de Curuçá, nordeste do Pará, Leonardo Modesto elabora artesanalmente molhos de tucupi com pimenta de cheiro sabor tucumã e bacuri, farofa de cipó d’alho, geléia de jambu, cupuaçu com jambu, farinha com pau d’alho e outras delícias regionais com a marca Sítio Mearim, além do tucupi concentrado, tudo de excelente qualidade, resgatando a cultura alimentar amazônica.  Outras de suas criações festejadas nos almoços e jantares que elabora: salada de camarão com chutney de tucupi, capeletti de queijo brie e castanhas e mango chutney de tucupi, capeletti de cipó d’alho e tucupi e capeletti de geleia de jambu. 

Trabalhando há mais de dez anos nas cozinhas de Belém, como cozinheiro de restaurantes e personal chef, Leo já participou também de eventos nacionais, como o Mesa Tendências SP 2015 e estará presente no Chefs na Praça e na Feira do Produtor, do Ver-O-Peso da Cozinha Paraense. Confiram a programação inteira aqui.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Dom Azcona com infecção generalizada

Anterior

Presos vendedores de combustível adulterado em Portel

Próximo

Você pode gostar

Comentários