0
 
“A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) esclarece que o projeto arquitetônico do novo posto da Guarda Municipal de Belém, localizado na Praça da República, preza por trazer a menor interferência possível ao conjunto de elementos da praça, tanto nos aspetos estruturais quanto visuais. 

O projeto passou pela aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (Iphan), que acompanha todo o processo de restauro e revitalização da Praça. O órgão autorizou a execução da obra do posto afirmando, em seu parecer técnico, que a estrutura, dimensões e cores não interferem na visibilidade e percepção do Teatro da Paz, tão pouco na leitura da praça, como um todo. 

A estrutura do posto é semelhante à guarita já existente no local, sendo composta de armação em ferro, com vidro e chapas metálicas, materiais já utilizados em outras construções no logradouro. Além disso, a estrutura é removível. 

A localização do posto foi pensada de forma estratégica para atender a necessidade de reforço e melhoria da segurança, com a vigilância e o monitoramento pela Guarda Municipal, em um ponto mais central da praça.
A Guarda Municipal passará a ter dois postos fixos na Praça da República aumentando o efetivo naquela área e permitindo maior abragência na segurança.”


Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Praia do Pontão, em Xinguara

Anterior

Seminário Ética e Política

Próximo

Você pode gostar

Comentários