0
 

No próximo sábado, 20, a cantora lírica parauara Gabriella Florenzano interpreta a Sorceress (Feiticeira) na ópera Dido & Aeneas, de Henry Purcell, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte(MG), sob a direção cênica e musical do maestro Márcio da Silva (Brasil/Inglaterra) e dos especialistas em música barroca Victor Soares (Brasil/Suíça) e Stephanie Gurga (EUA/Suíça), dentro da programação da Academia de Ópera Barroca, organizada pelo Ensemble OrQuesta, em parceria com o Núcleo de Ópera do CEFART e a Fundação Clóvis Salgado. 

Gabriella teve seu debut operístico em 2010 justamente como a Sorceress em Dido And Aeneas, a mais importante ópera inglesa do período barroco, regida pelo maestro francês Philippe Forget, no Museu Histórico do Estado do Pará.  Voltou a interpretar o papel da grande antagonista em 2012, em nova montagem, com direção musical e regência do especialista em música barroca Mílton Monte e direção cênica de Guál Dídimo, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, da UFPA. 

Composta em 1689 e considerada a primeira ópera genuinamente inglesa, Dido & Aeneas tem libreto baseado no IV Canto da Eneida, de Virgílio. Relata a história de amor trágico de Dido, rainha de Cartago, e do heroi troiano Eneas, encarregado pelos deuses de fundar Roma. Em sua longa viagem, ele para em Cartago e se apaixona por Dido, que retarda sua partida, no que é ajudada por sua amiga Belinda. Mas, enquanto os enamorados estão caçando, a Sorceress reúne bruxas numa caverna e trama privar Dido de fama, vida e amor. Uma tempestade é criada pela Sorceress para atraí-los para a caverna, onde um espírito, passando-se pelo deus Mercúrio por ordem da Feiticeira, ordena a Eneas que deixe Cartago. O dever se impõe e Eneas segue sua epopeia. Dido sofre e morre de amor. 

A foto é de Débora Frazão e o figurino de Beth Couto/Bavieka.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Ponta Grande do Rio Arapiuns em Santarém(PA)

Anterior

Feliz Dia dos Pais

Próximo

Você pode gostar

Comentários