0
 

Hoje tem Concerto Didático de Música Francesa do Coro Carlos Gomes, regido pela maestrina cubana Maria Antonia Jiménez, na Sala das Artes do Museu do Estado do Pará, às 19:30h, dentro do programa educativo “Bravíssimo!”, promoção do Governo do Estado do Pará, via Secult e Sistema Integrado de Museus e Memoriais.

O concerto de coro com orquestra de cordas e piano terá repertório de música popular francesa das décadas de 60 e 70. Formado em abril de 1995 pela maestrina Maria Antonia Jiménez, o grupo já tem dois CDs gravados: O “Belo” (2002) e “O Cantochão dos Mercedários do Grão Pará” (2004), e já prepara o seu terceiro CD solo: “Cantares”. Em 2010, o coro fez a estreia mundial e registro fonográfico da obra “Missa Amazônica em Homenagem à Virgem de Nazaré”. 

O grupo tem repertório eclético, que abrange todos os estilos da música coral erudita, tanto à capela quanto sinfônico coral, passando pela música popular, folclórica e contemporânea. No início seus membros eram apenas estudantes, na maioria instrumentistas do Conservatório Carlos Gomes. Depois, passou a ser integrado também por formandos e professores da instituição e hoje tem 20 componentes. 

Ao longo dos últimos 20 anos, o coro se inseriu nas atividades culturais do Estado do Pará, além de complementar a formação musical de inúmeros estudantes da área que hoje são profissionais atuando como instrumentistas, pedagogos e solistas. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Ponta do Arariá, em Santarém

Anterior

Governo detalha obras do Ação Metrópole na RMB

Próximo

Você pode gostar

Comentários