A 27ª Unidade de Conservação do Estado do Pará abrange os municípios de Jacareacanga e Novo Progresso, no sudoeste paraense. O Decreto nº 1.944/2021 foi assinado pelo governador Helder Barbalho na quinta-feira, 21, e publicado ontem (22) no Diário Oficial…

O Atlas da Dívida dos Estados Brasileiros, lançado no Fórum Internacional Tributário pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, aponta que a dívida ativa das empresas com os entes federados soma estratosféricos R$ 896,2 bilhões, significando 13,18% do PIB…

Ao abrir oficialmente o Forma Alepa/Elepa, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão, destacou a importância do trabalho que vem sendo executado pela Escola do Legislativo, treinando, qualificando e atualizando gestores, vereadores e servidores públicos, que dessa forma…

Em Itupiranga, força-tarefa do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá, Auditoria Fiscal do Trabalho, Defensoria Pública da União e Polícia Federal resgatou sete trabalhadores em condições análogas às de escravos, em duas fazendas no sudeste paraense, e prendeu…

Concerto de Música Francesa do Coro Carlos Gomes


Hoje tem Concerto Didático de Música Francesa do Coro Carlos Gomes, regido pela maestrina cubana Maria Antonia Jiménez, na Sala das Artes do Museu do Estado do Pará, às 19:30h, dentro do programa educativo “Bravíssimo!”, promoção do Governo do Estado do Pará, via Secult e Sistema Integrado de Museus e Memoriais.

O concerto de coro com orquestra de cordas e piano terá repertório de música popular francesa das décadas de 60 e 70. Formado em abril de 1995 pela maestrina Maria Antonia Jiménez, o grupo já tem dois CDs gravados: O “Belo” (2002) e “O Cantochão dos Mercedários do Grão Pará” (2004), e já prepara o seu terceiro CD solo: “Cantares”. Em 2010, o coro fez a estreia mundial e registro fonográfico da obra “Missa Amazônica em Homenagem à Virgem de Nazaré”. 

O grupo tem repertório eclético, que abrange todos os estilos da música coral erudita, tanto à capela quanto sinfônico coral, passando pela música popular, folclórica e contemporânea. No início seus membros eram apenas estudantes, na maioria instrumentistas do Conservatório Carlos Gomes. Depois, passou a ser integrado também por formandos e professores da instituição e hoje tem 20 componentes. 

Ao longo dos últimos 20 anos, o coro se inseriu nas atividades culturais do Estado do Pará, além de complementar a formação musical de inúmeros estudantes da área que hoje são profissionais atuando como instrumentistas, pedagogos e solistas. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *