0
 

Durante toda a semana, lideranças de 13 entidades (CUT, CTB, Sintepp, Sindsaúde, Aspepa, Sindtran, Fspepa, Stafpa, Sisempa, Sinasp, Sindpol, UJS, Sindicontas e Sindifisco) reuniram com deputados estaduais, o secretário de Estado da Fazenda e os presidentes do Igeprev e Iasep para esclarecimentos sobre os projetos que preveem o aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS) de 17% para 18%, a reforma na previdência do Estado e o reajuste de 6% para 9% na alíquota de contribuição para o plano de saúde Iasep. O presidente  da Alepa, deputado Márcio Miranda, fez questão de oferecer encontros exclusivos das autoridades com os sindicalistas a fim de que tirassem todas as dúvidas quanto aos ajustes propostos pelo governo do Estado. 



Logo na primeira rodada, Márcio Miranda assumiu o compromisso de não dar seguimento a qualquer dos projetos até concluir os encontros, o que foi cumprido à risca. As últimas reuniões acabaram hoje à noitinha, com a presença do líder do Governo, deputado Eliel Faustino. Como combinado, só na segunda-feira os primeiros projetos serão apreciados em reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização Financeira e Orçamentária. 


Os sindicalistas também pediram ao presidente da Alepa que reduzisse o número de projetos em pauta, no que foram atendidos. Eles não querem que alguns desses projetos sejam votados ainda em 2016 porque temem perdas.


Márcio Miranda justificou o tratamento diferenciado pelo respeito que o parlamento estadual sempre teve para com todas as categorias profissionais na condução de suas reivindicações, valorizando os trabalhadores. Assim, ninguém poderá alegar desconhecimento das matérias. Podem até discordar  de um ponto ou outro, o que é natural, mas não se queixar de não terem sido ouvidos. 

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Alepa outorgou Comenda Paulo Frota de Direitos Humanos

Anterior

Em algum lugar do paradisíaco Pará

Próximo

Você pode gostar

Comentários