0

A União Espírita Paraense (UEP) realiza, a partir deste sábado (10), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém, o 46° Encontro Intensivo do Movimento Espírita Paraense (Eimep), que acontece no período do Carnaval e, este ano, traz como tema “Família e Sociedade”.

O evento contará com a participação de aproximadamente 700 pessoas e se estende até a próxima terça-feira (13).

O objetivo do Eimep é oportunizar à família espírita um espaço de convivência fraterna, com vistas à análise de tema doutrinário espírita e a união e unificação do Movimento Espírita. É realizado desde o ano de 1979, sob a coordenação da União Espírita Paraense, integrando, pela sua importância, o calendário cultural do estado do Pará.

Com programação voltada para crianças, jovens e adultos, os módulos vão abordar os tópicos: “Família: aperte mais esses laços”; “Eu e minha família”; “Qual a minha contribuição para o mundo de regeneração?”; “Família e Sociedade: Desafios na família”; “A paz em família: superando as dificuldades da convivência” e “Jesus e a Família: relações familiares saudáveis”.

Para debater todos esses assuntos, os participantes estarão divididos em faixas etárias sendo A e B (3 a 11 anos), C, D e E (12 a 21 anos) e F (22 anos em diante).

Além da programação presencial, haverá três seminários virtuais no domingo, segunda e terça-feira, das 17h às 19h, com participação livre para todos os interessados, abordando os seguintes temas: “A parentela corporal e a parentela espiritual”, tendo como facilitador o vice-presidente da UEP, Antônio Almeida; e “Eu e minha família” e “Desafios na Família”, ambos conduzidos por Marco Leite, coordenador da Área da Família da Federação Espírita Brasileira (FEB). Os seminários serão transmitidos pela TV UEP no YouTube (www.youtube.com/tvUEP).

Segundo a 2ª vice-presidente da UEP e coordenadora do EIMEP, Iracema Morais, o tema deste ano, “Família e Sociedade” foi escolhido a partir de sugestões dos participantes da edição anterior como sempre acontece. “Esse tema é importante, porque a base das instituições é a família. Entende-se que essa família, estando muito bem harmonizada e centrada, é capaz de cuidar e manter o equilíbrio emocional dos seus integrantes e dar o suporte que cada membro precisa. E a sociedade nada mais é do que a sequência desse lar”, explicou.

O vice-presidente da UEP, Antônio Almeida, ressaltou que o tema “Família e Sociedade” tem como referência de abordagem a Doutrina Espírita, que define a família como o início da experiência reencarnatória do ser humano. “É na família que reencontramos os amores e as desafinidades das vidas passadas para, nas vivências atuais, aprofundarmos os laços afetivos e corrigirmos os desacertos dos relacionamentos anteriores, buscando a construção de relacionamentos harmônicos, onde eles ainda não estão estabelecidos ou consolidados. E, a partir dessa natureza de relacionamentos, irradiarmos para a sociedade homens e mulheres de bem, construtores de uma era de convivências fundamentadas no amor e na fraternidade”, detalhou.

Serviço: Neste sábado (10), a programação será à tarde a partir das 15h, com abertura oficial às 17h. Nos demais dias, a programação presencial no IFPA ocorrerá no turno da manhã, das 8h30 às 12h30.

Foto do evento no ano passado

Abaetetuba se destaca no cuidado com a infância

Anterior

Acidente bloqueia a BR-316

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *