Publicado em: 5 de outubro de 2009
A sessão solene mais bonita e emocionante das duas últimas décadas foi realizada hoje, na Alepa, para marcar os 20 anos de promulgação da Constituição Estadual. Além do reencontro de deputados e assessores da Constituinte, houve outorga de Diploma e Medalha alusiva, presentes os chefes dos três Poderes e dois ex-governadores (Aurélio do Carmo e Carlos Santos).
O deputado Bira Barbosa, que na Constituinte presidiu a comissão temática Da Ordem Econômica, Social e de Proteção à Ecologia, e único a permanecer com mandato estadual, foi o orador oficial da Casa.
O jurista Zeno Veloso, relator da Constituinte, falou em nome dos homenageados e mandou às favas as formalidades. Com o dom da oratória nas veias, logo ao assomar a tribuna quebrou o protocolo e contou histórias de bastidores, puxando pela memória de uns e outros dos presentes, o que acabou tornando o seu discurso um grande colóquio, com ex-deputados contando reminiscências e complementando informações, falando de seus assentos em plenário, fora do microfone – aparteando, como disse o presidente da Assembleia, deputado Domingos Juvenil, que acabou por abolir o tradicional rigor -. Em meio a episódios saborosos, Zeno lembrou a intensa participação popular e acadêmica, além dos profissionais que trabalharam de forma anônima, citando nominalmente alguns, como José de Alencar, atual desembargador federal do Trabalho do TRT 8ª Região, e elencou artigos da Constituição do Pará que inovaram além do que a própria Carta Federal.
Confiram os constituintes que compareceram à sessão: Mário Chermont, Ronaldo Passarinho, Zeno Veloso, Aldebaro Klautau, Wandenkolk Gonçalves, Bira Barbosa, Vilson Schuber, Hamilton Guedes, Itamar Francez, Raimundo Santos, Agenor Moreira, Carlos Xavier, Édson Matoso, Emílio Ramos e Guaracy Silveira. Os ausentes foram representados por familiares.
O deputado constituinte João Carlos Batista, assassinado em pleno exercício do mandato, teve sua condecoração recebida por seu filho homônimo e pela viúva, Sandra Batista, vice-prefeita de Ananindeua e ex-deputada estadual.
Foto de Rodolfo Oliveira/Ag. Pará.
Comentários