Dentro da programação que celebra meio século da Universidade da Amazônia, de 5 a 7 de novembro serão realizados o XV Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade (CODS) e o II Colóquio Internacional Creative Economy & Public Policies, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no campus Alcindo Cacela, organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, em parceria com a Cátedra Unesco de Economia Criativa e Políticas Públicas.
No auditório Mufarrej, renomados professores nacionais e internacionais debaterão sobre sustentabilidade na Amazônia, economia criativa e turismo como políticas fundamentais para o meio ambiente. Além disso, haverá apresentações de trabalhos, palestras, mesas temáticas, lançamentos de livros e workshops.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unama, Ana Maria Vasconcelos, realça que com a escolha de Belém para ser a sede da COP-30 os olhos do Brasil e do mundo se direcionam para a cidade. “O PPAD é o único programa da área de administração com mestrado e doutorado em toda região amazônica. Além disso, organiza, há 15 anos, o CODS. Foi nesse contexto que a Unama entrou como instituição cofundadora da Cátedra Unesco de Economia Criativa e Políticas Públicas. É um prazer muito grande receber esses pesquisadores do exterior e outras partes do Brasil para dialogar com os pesquisadores da nossa Instituição”.
O CODS oferecerá o Espaço Criança para os filhos dos participantes e atividades lúdicas com os pequenos. Será lançado na ocasião o livro “O Mistério da Floresta Desaparecida”, de Ynis Cristine Ferreira e Rafaela Ferreira. Para mais informações e inscrições, interessados devem entrar em contato por meio do e-mail ppad@unama.br.
Programação
05/11
10h: Economia Solidária e Criativa – Francisco José Couceiro, representante do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE) e João Cláudio Arroyo (PPGC/UNAMA)
16h30: Cerimônia de abertura do CODS, com a presença da reitora Maria Betânia Fidalgo Arroyo
19h: Inovação, criatividade e sociobiodversidade – Greg Richards, professor da Tilburg University, na Holanda; e Magnus Luiz Emmendoerfer, professor da UFV.
06/11
16h – Empreendedorismo, criatividade e inovação – profª Aurora Carneiro Zen, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e profº Dércio Bernardes de Souza, da Universidade Federal de Rondônia (Unir);
18h – Lançamento do livro “O Mistério da Floresta Desaparecida”, de Ynis Cristine Ferreira e Rafaela Ferreira;
19h – Turismo Criativo – profª Lénia Marques, da Eramus University Rotterdam, na Holanda; profª Mary Sandra Guerra Ashton, da Universidade Feevale (RS); e profº Carlos Manuel Martins da Costa, da Universidade de Aveiro, em Portugal.
07/11
10h – Internacionalização da Economia Criativa: uma questão (somente) política? – professores Mary Ashton (Feevale); Magnus Emmendoerfer (UFV); João Luiz de Figueirado (ESPM-RJ); Cristiano Max Pereira Pinheiro (PUC-RS); Alexandre Schirmer Kieling (UCB) e a secretária Joana Braga, de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre (RS);
14h – Encontro com Editores – professores Juliana Bonami Santos (Editora RAE /FGV-SP) e Hélio Arthur Irigaray (Editor Cadernos EBAP/ FGV-RJ);
17h30 – Lançamento do livro “Maria, Maria(s)”, da reitora Betânia Fidalgo Arroyo;
19h – Premiação de melhores artigos e mesa de encerramento “Políticas públicas e negócios criativos” – profª Daiane Mulling, da Universidade de Fortaleza (Unifor) e profº Edson Sadao (FEI).
Comentários