Publicado em: 3 de julho de 2025
A “Guitarrada – Da Origem com Mestre Vieira à Cena Atual” promoverá workshops gratuitos e shows em Ponta de Pedras e Belém com músicos, pesquisadores e herdeiros diretos do criador da guitarrada, o mestre Joaquim de Lima Vieira. A atividade integra o projeto Baile da Guitarrada Lab Música, selecionado pelo edital Rouanet Norte, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Correios, Banco do Brasil e Banco da Amazônia, e apoio de instituições culturais do Sesc-Pa e Prefeitura de Ponta de Pedras.
A proposta, que une formação, memória, arte e celebração, é coordenada pela jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros, idealizadora do projeto e uma das maiores responsáveis pela preservação e difusão da obra de Vieira nas últimas décadas. A programação contempla duas Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó, e Belém, capital parauara onde a guitarrada ganhou projeção nacional e internacional.
Criada por Mestre Vieira nas margens do rio Tocantins, em Barcarena, a guitarrada é hoje reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará. A mistura vibrante de guitarras elétricas, ritmos caribenhos, afro-latinos e brega paraense se tornou símbolo de uma estética musical genuinamente amazônica, com forte identidade popular e raízes profundas no território.
O workshop, que não exige conhecimento prévio em música, é voltado a músicos, estudantes, pesquisadores e demais interessados na cultura musical amazônica. Além das oficinas, os participantes ainda podem participar de shows gratuitos com Os Dinâmicos, grupo formado por integrantes históricos da banda de Vieira e novos talentos que dão continuidade ao legado com frescor e respeito às origens.
Com ênfase em práticas participativas e escuta crítica, o workshop oferece um apanhado profundo no universo de Mestre Vieira a partir da pesquisa que resultou no songbook do mestre, com partituras inéditas, vídeos, histórias e vivências compartilhadas por seus colegas de palco e estudiosos.
Luciana Medeiros apresenta uma linha do tempo comentada da discografia de Vieira, destacando sua evolução musical e impacto cultural. O percussionista Carlos Canhão Brito Jr., que integrou a banda do mestre entre 2015 e 2017, compartilha histórias de bastidores e fala sobre o processo de seleção e transcrição das 30 músicas do songbook.
Cassiano Neto, músico e pesquisador, representa a nova geração da guitarrada. Seu pai, Cassiano Pereira Filho, foi baterista original de Vieira e Seu Conjunto. Ele apresentará sua pesquisa sobre a presença viva da guitarrada em Barcarena.
Diretamente de Portugal, o multi-instrumentista e transcritor André Macleuri participa via vídeo aula, com análises técnicas e demonstrações musicais de composições do mestre, além de histórias pessoais sobre a convivência com Vieira.
O encerramento do workshop será com Os Dinâmicos, banda que conta com músicos históricos como Lauro Honório, Dejacir Magno, Luis Poça, além do guitarrista solo Wesley Souza e o baterista Jairo Rocha. O grupo participa com demonstrações práticas e uma jam session, aproximando os participantes da experiência viva da guitarrada.
Os shows que acontecem em sequência aos workshops marcam o lançamento do novo trabalho da banda Os Dinâmicos – Baile da Guitarrada, previsto para chegar às plataformas digitais em agosto. O repertório traz releituras de clássicos de Vieira e composições inéditas.
As apresentações celebram o legado de Mestre Vieira e também projetam o futuro da guitarrada como linguagem musical viva e em constante renovação.
As inscrições são gratuitas, com 50 vagas por oficina e direito a certificado. Os interessados podem baixar o formulário disponível no perfil @bailedaguitarrada no Instagram, preencher e enviar para o e-mail bailedaguitarrada@gmail.com. Também serão aceitas inscrições presenciais, no dia do evento, no respectivo local.




Foto em destaque: Amarilis Marisa
Comentários