A Conferência do Clima da ONU (COP 30) em Belém, em novembro de 2025, trará oportunidades únicas para o turismo local e para os proprietários de imóveis interessados em alugar espaços. Como parte dos preparativos, o Governo do Pará, em parceria com a Booking.com, promoverá gratuitamente nesta terça-feira, 26 de novembro, das 11h às 12h, o webinar “Cadastre sua propriedade na Booking.com para a COP 30”, com o objetivo de capacitar anfitriões para otimizar seus anúncios na plataforma e atrair visitantes durante o período.
O webinar apresentará o passo a passo para cadastrar propriedades gratuitamente na plataforma e melhorar a visibilidade dos anúncios. Especialistas da Booking.com também abordarão estratégias para tornar os imóveis mais atrativos aos hóspedes e compartilharão informações sobre o comportamento dos viajantes. A sessão é direcionada para quem deseja aproveitar o aumento na demanda por hospedagem em Belém durante a COP 30.
A iniciativa qualificará anfitriões locais e permitirá que mais pessoas entrem no mercado de turismo, gerando renda extra. Belém, que já deveria ser um dos principais destinos turísticos no Brasil bem antes da COP30, terá sua visibilidade ampliada pela realização da conferência. Uillians Batista, gerente comercial da Booking.com no Brasil, elogiou a hospitalidade paraense e destacou o potencial do evento para impulsionar o turismo sustentável. Segundo pesquisa da plataforma, 97% dos brasileiros consideram o turismo sustentável importante, o que alinha a região às expectativas dos viajantes modernos.
“Ao disponibilizar uma estadia para aluguel de temporada na Booking.com, os proprietários têm acesso a uma das maiores plataformas de viagens do mundo, que permite que propriedades alcancem um público global e, com isso, ampliem seus negócios. E, para dar todo o apoio aos nossos parceiros e futuros parceiros, estabelecer uma colaboração mútua entre a Booking.com e o Governo do Estado do Pará e contribuir para a organização local da COP 30, estamos realizando capacitações em Belém focadas na locação de apartamentos e casas por temporada na região”, ressaltou Batista.
A ampliação da oferta de leitos é um dos desafios que estão sendo enfrentados pelo Governo do Pará em parceria com os governos federal e municipal, além da iniciativa privada. Entre as soluções em andamento estão os navios de cruzeiro, que serão utilizados para hospedar visitantes durante o evento; a reforma de escolas que serão adaptadas para oferecer hospedagem em formato de hostel; instalações temporárias de alto padrão que posteriormente se tornarão centros administrativos; e vilas militares e espaços para comunidades indígenas como soluções planejadas para atender diferentes perfis de participantes.
O governo também está incentivando a modernização da rede hoteleira local. Hotéis de alto padrão estão sendo construídos por grupos internacionais e, para impulsionar o setor, o ICMS foi isento na aquisição de equipamentos e mobiliário por hoteleiros. Além disso, uma linha de crédito foi estabelecida em parceria com o BNDES e o FUNGETUR, beneficiando micro, pequenos, médios e grandes empreendedores da cadeia turística.
Interessados em participar do webinar podem se inscrever aqui.
Comentários