A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

Vereador de Belém preso pela PF

Os bastidores político-partidários estão em ebulição no Pará. O pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e vereador de Belém Raul Batista foi preso, hoje de manhã, pela Polícia Federal, em meio à Operação Arapaima, que desarticulou organização criminosa suspeita de cometer fraudes na concessão do benefício social de seguro defeso ao pescador artesanal. A fraude envolve servidores e intermediários ligados aos órgãos públicos responsáveis por essa concessão, no Pará.
Cerca de 70 policiais federais cumpriram 17 mandados de prisão temporária e outros 17 de busca e apreensão, em Belém, Ananindeua, Soure, Cametá, Santa Isabel e Altamira. Ainda não foi liberada a relação dos nomes de todos os presos.
Em inquérito policial cujas investigações iniciaram em 29 de abril de 2014, a PF apurou a materialidade e identificou membros da quadrilha que atuava fraudando o seguro defeso, perante a Superintendência Federal da Pesca no Pará e postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE/MTE), bem como agências da Caixa Econômica Federal, mediante a inserção de dados falsos no sistema de registro geral da pesca (RGP).

O vereador Raul Batista e os demais presos estão na Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado do Pará sendo interrogados e indiciados pelos crimes de estelionato, corrupção passiva e ativa, inserção de dados falsos em sistemas de informação, além de associação criminosa. Depois, farão exames no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e, em seguida, serão recolhidos ao sistema penitenciário. 

O delegado federal Gerson França informou que as investigações começaram durante a gestão de Eduardo Lopes no Ministério da Pesca, que é do partido PRB, o mesmo do pastor Raul. 

Arapima Gigas é o nome científico do Pirarucu, peixe símbolo do rio Amazonas e de toda região Norte, conhecido por ser o maior peixe de escamas que habita  águas doces do planeta. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *