0

O Vaticano está visivelmente querendo ganhar popularidade com a juventude: na última segunda-feira, 28 de outubro, Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, responsável por todas as atividades de promoção do Ano Santo, apresentou “Luce”, a mascote oficial do Jubileu de 2025, desenhada pelo artista romano Simone Legno, conhecido pela criação da marca tokidoki.

Luce – e sua turma de amigos, Fe, Xin, and Sky – representa os peregrinos modernos e será também a figura central do pavilhão do Vaticano na Exposição de Osaka em 2025. A mascote será apresentada ao público durante o festival Lucca Comics & Games, que começou em 30 de outubro e vai até 3 de novembro de 2024.

Luce usa um casaco impermeável amarelo, botas sujas de terra, uma cruz ao pescoço e uma bengala de peregrino. Os seus olhos luminosos, adornados com a concha do Caminho de Santiago de Compostela, simbolizam a esperança no coração dos peregrinos. A estética da mascote é inspirada no estilo manga japonês, influência da cultura pop apreciada pelos jovens. Dom Rino Fisichella destacou que a criação de Luce responde ao “desejo de viver dentro da cultura pop, tão apreciada pelos nossos jovens”.

Simone Legno expressou a sua honra em contribuir artisticamente para o Vaticano, afirmando, em uma postagem nas redes sociais, que “é uma experiência maravilhosa e uma luz alegre que levarei comigo para o resto da minha vida.”O artista é reconhecido pela sua paixão pela cultura japonesa e pela estética kawaii, caracterizada por objetos bonitos e coloridos com olhos grandes e brilhantes.

A participação do Vaticano no Lucca Comics & Games, o maior festival europeu dedicado aos quadrinhos, jogos e cultura pop, marca a primeira vez que um departamento da Santa Sé participa neste evento. Emanuele Vietina, diretor do festival, comentou: “estamos muito honrados e felizes por a Lucca Comics & Games ter sido escolhida pelo Dicastério para a Evangelização como o primeiro evento a apresentar ao mundo Luce, a primeira mascote de um Jubileu comum.”

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Atletas da Unama competem na Colômbia

Anterior

Paraense campeão mundial de Karatê chega amanhã em Belém

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários