0
 

Dentro da programação da COP30 na Casa da Biodiversidade e Clima, localizada no Instituto Tecnológico Vale, em Belém (PA), houve a assinatura de um memorando de parceria entre a Força-Tarefa dos Governadores sobre Clima e Floresta (GCF Task Force) e a Associação de Universidades Amazônicas (Unamaz), destinada a promover a cooperação entre governos subnacionais e instituições acadêmicas, fortalecendo a atuação conjunta de universidades e centros de pesquisa nas jurisdições que integram a Força-Tarefa GCF em toda a Amazônia.

O documento foi assinado pelo presidente pro-tempore da Unamaz, professor doutor José Seixas Lourenço; Manuel Gambini Rupay (governo de Ucayali, Peru); Gladson Cameli (governo do Acre, Brasil); Tiyua Uynkar Kaniras (prefeito de Morona Santiago, Equador); Luiz Francisco Ruiz Aguilar (governo do Caquetá, Colômbia); além de Colleen Lyons (diretora sênior) e Jason Gray (diretor de projetos), que representaram o Secretariado Global da Força-Tarefa GCF.

Os participantes do acordo terão até fevereiro do próximo ano para instituir um grupo de trabalho e elaborar um plano conjunto de ações. Para a diretora sênior da GCF, Colleen Lyons, a assinatura do memorando representa um marco importante. “Este é um momento histórico. A ideia deste memorando é formar lideranças e refletir sobre como podemos usar a pesquisa para promover a sustentabilidade, o enfrentamento das mudanças climáticas e o manejo responsável dos recursos naturais. Vamos realizar intercâmbios, pesquisas e trabalhar em conjunto com secretários e servidores públicos. O mais importante é que este é apenas o começo. Todos os estados-membros da GCF e outros parceiros estão convidados a participar”, destacou.

Durante a cerimônia, o professor Seixas Lourenço ressaltou a importância da instituição como rede de conhecimento e ciência na Pan-Amazônia. “Hoje somos 80 universidades e instituições. Temos um plano estratégico 2025-2030 com projetos integrados na rede pan-amazônica. Cito, por exemplo, o eixo de mudanças climáticas ‘Vozes do Clima’, liderado por nossas instituições associadas”, explicou, acrescentando que, além das instituições-membro da Bacia Amazônica, a Unamaz vem ampliando sua rede de parceiros. “Vamos assinar agora com a Universidade da Guiana, em Caiena, e estamos desenvolvendo parcerias com universidades da Califórnia e do Colorado. Queremos a participação de outros países do eixo Sul-Sul e estamos em contato também com o governo da Indonésia”. Na ocasião, ele apresentou ainda a equipe da Unamaz presente no evento: o embaixador Carlos Lazary, consultor sênior da instituição, e Marcelo Lima, coordenador adjunto em Brasília.

(Com informações da Ascom Unamaz).

Cidades inclusivas e justas: gênero como eixo da ação climática local

Anterior

Nomes e sobrenomes que contam a história do Brasil 

Próximo

Você pode gostar

Mais de COP30

Comentários