0

A Universidade da Amazônia (UNAMA), campus Ananindeua, realizou uma ação de saúde voltada para idosas do Convento Preciosino na última segunda-feira (18), envolvendo atendimentos fisioterapêuticos, sessões de cinesioterapia e exercícios de alongamento e equilíbrio, beneficiando um total de vinte mulheres.

A iniciativa integra o projeto de extensão da disciplina “Saúde do Idoso”, ministrada pela professora Camila Lamarão, do curso de Fisioterapia da UNAMA. Além de proporcionar atendimentos especializados, a ação promoveu aulas de pilates, marcando a primeira vez que o Convento Preciosino recebeu esse tipo de serviço.

Segundo a professora Camila Lamarão, o objetivo principal foi aliar o aprendizado prático dos alunos à avaliação integral da saúde das idosas, levando em consideração os impactos do envelhecimento no corpo humano. “Por meio dessa avaliação, conseguimos identificar os efeitos no sistema humano e elaborar exercícios fisioterapêuticos capazes de prevenir e tratar patologias geriátricas”, explicou Camila.

A ação foi uma oportunidade para os estudantes do curso de Fisioterapia vivenciarem a prática clínica em um ambiente real, aplicando o conhecimento teórico aprendido em sala de aula. Ao mesmo tempo, ofereceu serviços essenciais para a promoção da saúde e qualidade de vida das idosas atendidas, demonstrando o impacto positivo do envolvimento da universidade com a comunidade.

A presença da UNAMA no Convento Preciosino deixa claro o papel transformador que as universidades e outras instituições de ensino podem ter junto à sociedade. Ao levar serviços de saúde para além dos seus muros, a instituição contribui para a humanização do cuidado e reforça sua missão de formar profissionais capacitados, comprometidos com a melhoria da qualidade de vida da população.

Para as atendidas, a experiência não foi apenas terapêutica, mas também uma oportunidade de interação social e conscientização sobre a importância do cuidado contínuo com a saúde na terceira idade. “Foi gratificante ver o engajamento das idosas com as atividades e o entusiasmo dos alunos em aplicar o que aprenderam. Isso reforça a relevância do vínculo entre a universidade e a comunidade”, destacou a professora Camila.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Fernanda Torres is MOTHER

Anterior

Adeus ao bispo Dom Azcona

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários