Publicado em: 22 de novembro de 2025
O Portal Uruá-Tapera entrevistou com exclusividade, na Blue Zone da COP-30, a professora doutora Raimunda Monteiro, parauara de Santarém que é secretária-adjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão da República. Formada em Jornalismo, ela tem Mestrado Internacional em Planejamento de Desenvolvimento Regional e Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, ambos pelo NAEA/UFPA, e Pós-Doutorado em Ciências Sociais (Universidade de Coimbra/PT).
Professora titular da UFOPA, da qual já foi reitora, Raimunda Monteiro tem currículo extenso. Ela coordenou o GT-Desenvolvimento Regional na equipe de transição de governo federal, no tema Políticas e Fundos de Financiamento do Desenvolvimento Regional (2022); presidiu e implementou o Ideflor-Bio; foi diretora do Fundo Nacional do Meio Ambiente; coordenadora técnica e metodológica da Comissão Temática de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e dos GTs de Amazônia e Áreas Degradadas, no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República.
Participou na elaboração do Plano Amazônia Sustentável e do Plano de Desenvolvimento Sustentável da BR-163; do conselho curador da Fundação Perseu Abramo; coordenou o ordenamento territorial da região Mamuru-Arapiuns, no Pará, para fins de regularização fundiária de comunidades de povos e populações tradicionais e concessões florestais. Coordenou, pelo Ministério do Meio Ambiente, o Zoneamento Econômico e Ecológico de Tucuruí e o programa de crédito para o desenvolvimento do extrativismo no Centro Nacional de Populações Tradicionais. Participou da sistematização de todos os programas de governo do campo democrático para a Amazônia, desde 1989, passando pelos O Lugar do Brasil no Desenvolvimento da Amazônia e Seres e Saberes da Amazônia são Riquezas do Brasil, entre muitas outras atividades.
Assistam à entrevista:









Comentários