0


O Salão do Livro de Paris este ano homenageia o Brasil e recebe cerca de quarenta escritores brasucas. Edyr Augusto Proença é um deles, o único do Pará, e já lança por lá seu terceiro livro, traduzido para o francês com o título “Nid de Vipères”.  “Belém” (título original “Os Éguas”) e “Moscow”, foram  relançados no formato “livro de bolso” e “Casa de Caba” ganhou versão na Inglaterra, com o título “Hornets’Nest”. Quando o Salon du Livre terminar, vai receber em Lyon o prêmio Cameleon, na Université Jean Moulin, como o melhor livro de autor brasileiro, traduzido para o francês (“Belém”), e participará, ainda, do Quais du Polar, prestigiado festival de Literatura que reúne autores do mundo inteiro. 

As obras de Edyr Augusto – que também já estão sendo vendidas nas principais livrarias do Brasil e passaram pela Feira de Frankfurt – são alvo de críticas elogiosas entre os franceses e o escritor, dramaturgo e jornalista parauara tem sido solicitado para entrevistas, mesas redondas e até palestras sobre literatura policial. Sem dúvida, uma trajetória invejável, ainda mais considerando a natural dificuldade de todo nortista brasileiro para chegar ao mercado internacional, super disputado por nomes de peso. 

Ao lado de Salomão Laredo, Deborah Miranda, Andrei Simões e outros literatos, Edyr criou no ano passado a FLiPa, Feira Literária do Pará, cuja segunda edição está confirmada para outubro deste ano, estimulando a produção de autores paraenses através da divulgação, comercialização e premiação. 

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Proibida interdição da travessia de balsas

Anterior

Amazônia Jazz Band & convidados

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *