0
 



A Universidade Federal do Pará outorga nesta terça-feira, 31, às 10h, no Instituto de Ciências Biológicas, o título de Professor Emérito ao professor doutor Cristóvam Wanderley Picanço Diniz, seu ex-reitor. A honraria máxima, concedida aos docentes que se destacaram de forma excepcional ao longo de suas carreiras acadêmicas por contribuições ao ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária e nas políticas públicas, foi aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão a partir de proposição do reitor Gilmar Pereira da Silva.

Cristóvam Diniz é médico, mestre e doutor em Biofísica sob a orientação do professor Eduardo Oswaldo-Cruz (UFRJ) e tem quatro pós-doutorados: três em universidades inglesas (Oxford e Southampton) e um na Universidade de Lisboa, em Portugal. Cientista respeitado e admirado com renome internacional, é docente titular do ICB/UFPA.

“A contribuição do professor Cristóvam Wanderley Picanço Diniz foi essencial para o fortalecimento da nossa universidade como uma instituição multicampi, ampliando oportunidades de ensino e pesquisa em diferentes regiões do Pará e deixando um legado importante para a Amazônia”, acentua o reitor Gilmar Pereira.

Nascido na região do Nhamundá, em Oriximiná, município da Calha Norte, no Oeste do Pará, Cristóvam sempre manteve ligação afetiva com a terra natal e a floresta de várzea. Foi alfabetizado na turma da professora Leonor e depois estudou no tradicional Colégio Santa Maria Goretti, com a professora Ermelinda, até que a família se mudou para Belém em 1961. Mas costumava passar férias lá e levou uma infinidade de pesquisadores – muitos estrangeiros – para conhecer a realidade das pessoas que vivem às margens de rios cujas águas caudalosas enchem durante seis meses e depois passam seis meses baixando.

Sua gestão na Reitoria da UFPA, entre 1997 e 2001, impulsionou os pioneiros cursos à distância, precursores da Universidade Aberta do Brasil, pelo MEC, e conferiu autonomia financeira aos campi universitários. Um dos resultados mais expressivos foi a formação de um grupo de pesquisa especializado na investigação da biologia do estuário, que alavancou o curso de Biologia em Bragança, sob a liderança do professor Horácio Schneider.

Cristóvam Diniz tem publicados 142 artigos científicos e 3.096 citações, além de livro, capítulos e centenas de resumos em anais e congressos.

FOTO: Alexandre de Moraes

Prefeitura de Oriximiná inaugurou Centro Especializado em Reabilitação

Anterior

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários