No Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, uma comissão representando os povos tradicionais de matrizes africanas do estado do Pará foi recebida na Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária desta terça-feira (21), pelo…

Através do Projeto de Lei complementar nº 7/2023, que cria a Fundação Rádio e Televisão Assembleia Legislativa do Pará (FRTPA), aprovado nesta terça-feira à unanimidade (inclusive pelos dois deputados de oposição, Toni Cunha e Rogério Barra), a Mesa Diretora da…

O empresário Fabio Sicilia, chef, sommelier, chocolatier e restaurateur, idealizador e CEO da Gaudens Chocolate, e sócio de sua irmã - a também chef de cuisine Ângela Sicilia - no restaurante Famiglia Sicilia, foi agraciado hoje com Votos de Aplauso…

O Teatro Popular Nazareno Tourinho (praça do Carmo, 48, Cidade Velha), abriu nesta segunda-feira, 20, a exposição “Fauna e Flora Brasileira”, com gravuras que retratam a biodiversidade brasileira, difundindo a preservação ambiental e o pioneirismo de Emílio Goeldi e Oswaldo…

TRE-PA adota tradução simultânea em Libras

A sessão plenária virtual da terça-feira passada (22) foi a primeira do Tribunal Regional Eleitoral do Pará a utilizar tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Era a posse solene da juíza federal Carina Cátia Bastos de Senna como efetiva da Corte Eleitoral para o biênio 2021/2023. A acessibilidade é um dos objetivos incluídos no plano de ação da presidente do TRE-PA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, que já incluiu o uso de Libras em todas as manifestações públicas do tribunal, a fim de incluir pessoas com deficiência auditiva.

A videoconferência transmitida ao vivo pelo canal no YouTube do TRE foi prestigiada pela desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Leonam Gondim da Cruz Jr.; pelos juízes de direito Álvaro José Norat de Vasconcelos e Edmar Silva Pereira; os juízes juristas Diogo Seixas Conduru e Rafael Fecury Nogueira, o juiz federal Sérgio Wolney de Oliveira Batista Guedes; a procuradora regional eleitoral substituta, Nathalia Mariel Ferreira de Souza Pereira e a secretária judiciária, Mayra Cavalcante e Silva, além dos familiares da magistrada empossada: sua mãe, filhos e irmão.

“O juiz eleitoral não deve ser um juiz alheio e alienado à crise da democracia representativa e às mazelas do sistema político. Deve, ao contrário, ser conhecedor das múltiplas facetas da realidade e contribuir ao regime democrático com rigor técnico, compromisso ético e independência das contingências políticas”, acentuou a nova integrante da corte, em seu pronunciamento oficial.

Carina Senna é baiana, doutoranda e mestre em Ciências Jurídicas, e Pós-graduada em Direito do Estado. Antes da magistratura, foi advogada e depois Procuradora do Estado da Bahia. Juíza federal desde 2007, atuou como convocada na 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em 2017 e 2018. Desde 2014 é titular da 12ª vara federal e professora universitária de graduação e pós-graduação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *