0

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, o vice-presidente e corregedor, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, e a presidente da Comissão de Monitoramento e Apuração das Eleições, juíza Rosa Navegantes, concluíram com êxito toda a preparação para o pleito municipal. Hoje, a partir das 14h, será emitida a zerésima do Sistema de Totalização de Votos (SISTOT), no Centro de Atendimento ao Eleitor (CAE), na travessa Pirajá, entre as Av. Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira, em Belém.

A zerésima do SISTOT é um relatório que confirma que o sistema de totalização está zerado antes de começar a receber os dados de votação das urnas eletrônicas, e garante que todos os votos apurados ao final da eleição correspondam aos lançados pelos eleitores. O sistema consolida os resultados das urnas eletrônicas após o fechamento das seções eleitorais. Embora ambas sejam denominados zerésima, a zerésima das urnas eletrônicas é gerada em cada seção eleitoral antes do início da votação, enquanto a do SISTOT verifica que o sistema central está preparado para agregar os resultados das urnas ao final do pleito.

Ainda hoje, às 17h, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), na rodovia Augusto Montenegro, 524, bairro Castanheira, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, presidida pelo juiz da Corte Eleitoral e presidente da CAVE, Marcus Alan de Melo Gomes, com a participação da diretora-geral do TRE, Nathalie Castro, serão lacradas as urnas eletrônicas auditadas, que ficarão armazenadas em uma sala-cofre até o horário da eleição. A cerimônia é aberta a representantes de partidos políticos, da OAB, do Ministério Público, jornalistas e ao público em geral. Todos os passos da auditoria são filmados e os resultados serão comparados com os registrados no Boletim de Urna após a apuração, garantindo a integridade do processo.

Foi montada uma sala para a imprensa na sede do TRE do Pará, no 1º andar, com acesso a computadores e internet, a partir das 8h de amanhã. Para ter acesso ao local é preciso estar credenciado pela Ascom do Tribunal, que criou também um grupo de whatsapp a fim de facilitar o atendimento a demandas. Pedidos de informação, entrevistas e notas serão recebidos via e-mail ascom@tre-pa.jus.br e serão respondidos por ordem de chegada. ‎

Além de divulgar boletins informativos ao longo do dia, o presidente do TRE, desembargador Leonam Cruz Jr.; a juíza Rosa Navegantes; a diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, e o secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, concederão entrevistas coletivas para anunciar o resultado das eleições em Belém e nos municípios do interior. 

Mais de 12 mil vagas em cursos gratuitos do Senai-PA

Anterior

Cidade criança: ideias para o próximo prefeito de Belém

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários