0
 

O Ministério da Saúde aprovou a incorporação de tratamento para a hepatite C em crianças de três anos a menores de 12 anos em nova versão. O medicamento sofosbuvir 200 mg/velpatasvir 50 mg tem apresentação granulada. Isso facilita a aceitação por crianças que tenham dificuldade de engolir comprimidos. A decisão foi tomada em dezembro pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e publicada no Diário Oficial da União.

A hepatite C é uma doença silenciosa que ataca o fígado. Se a infecção crônica não for tratada de forma oportuna, a criança pode apresentar complicações, como cirrose ou câncer quando for adulta. O SUS disponibiliza diagnóstico e tratamento adequado, com o que há cura.

A ausência de formulações adequadas para crianças dificultava o acesso, atrasando o início do tratamento e trazendo riscos à saúde que poderiam ser evitados. Agora, o medicamento seguro e eficiente ajuda a curar a doença ainda na infância.

O tratamento com o novo medicamento dura 12 semanas, com apenas uma dose por dia, menos efeitos colaterais e amplo espectro genotípico para o vírus da hepatite C.

Limites planetários e legitimidade democrática: por que a urgência climática não autoriza exceção

Anterior

Remo sonha alto na elite; Paysandu luta para se reencontrar: a dupla Re-Pa de 2026

Próximo

Você pode gostar

Mais de Saúde

Comentários