0
 

A Universidade Federal do Pará (UFPA) conquistou o título nacional no maior encontro de empreendedorismo social universitário do Brasil, o Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), realizado entre os dias 25 e 28 de julho, em Belém. Pela primeira vez na história, uma equipe da Região Norte vence a competição, substanciando o protagonismo da Amazônia na promoção de soluções sustentáveis e no fortalecimento do empreendedorismo jovem no país.

A vitória consagra a trajetória de 10 anos do Time Enactus UFPA, que apresentou os resultados de dois negócios de impacto social desenvolvidos por seus membros: o projeto Aruanas, baseado em princípios da bioeconomia e de compra justa de agricultores familiares do município de Vigia de Nazaré; e o Biolume, voltado ao acesso à energia elétrica de qualidade em comunidades ainda não atendidas de forma adequada pelo sistema convencional.

Presente em 33 países, a Enactus é uma organização global que engaja estudantes universitários em projetos de empreendedorismo social. No Brasil, completa 27 anos de atuação, com mais de 3 mil estudantes participantes em 127 times, desenvolvendo mais de 170 projetos que impactaram mais de 64 mil pessoas e movimentaram mais de R$ 1 milhão.

Com a conquista, o time da UFPA representará o Brasil na Enactus World Cup 2025, que acontecerá de 25 a 28 de setembro, em Bangkok, na Tailândia.

“Essa conquista demonstra a consistência do trabalho que a gente tem feito há 10 anos. É uma gratidão muito grande a todos que vestiram essa camisa e que honraram o nome da nossa Universidade dentro e fora do Brasil. Agora vamos para Bangkok, fazer bonito mais uma vez”, celebrou José Augusto Lacerda, professor conselheiro do time.

Além do título principal, o grupo paraense conquistou uma série de premiações em editais promovidos pela Rede Enactus Brasil. O projeto Aruanas foi agraciado no edital Cooperando para um Amanhã Melhor, promovido pelo Instituto Credicitrus, e também ficou entre os dez melhores do prêmio Ford Philanthropy. Já o projeto Biolume foi destaque nos editais Sociedade Sustentável, da Sumitomo Chemical, e Prêmio ODS 2025, pelo alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, além de figurar entre os três melhores do prêmio Inovação Social, da Amanco Wavin. Individualmente, a presidenta do time, Evelyn Mesquita, foi eleita Universitária do Ano pelo edital da DSM-Firmenich, enquanto Rafaela Reis recebeu o título de Alumni do Ano pela organização Renovatio.

A presidenta do Time Enactus UFPA, Evelyn Mesquita destacou a importância do reconhecimento coletivo:

“O sentimento é reconfortante, porque é o reconhecimento de um trabalho árduo que durou um ano inteiro. Todo o alcance dos nossos negócios, nacionalmente e internacionalmente, foi muito incrível. Mas eu devo tudo isso às 60 pessoas que fazem parte do nosso time. Foi um trabalho conjunto.” Ela completou: “vencer o prêmio Universitária do Ano foi, acima de tudo, uma oportunidade de revisitar minha trajetória com a certeza de que foi construída com propósito, entrega e afeto. Cada passo foi guiado pela vontade de fazer diferente, de cocriar soluções com as comunidades e de construir um legado coletivo e enraizado na escuta”, completou.

O ENEB 2025 foi sediado no Campus Guamá da UFPA e no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, um dos locais que também sediará eventos da COP30, prevista para acontecer em Belém no próximo ano. A programação contou com palestras, rodas de conversa, exposições científicas e competições, reunindo estudantes, professores, empreendedores sociais e lideranças de todo o país.

Agora, o time se mobiliza para garantir recursos e parcerias que viabilizem a Missão Tailândia. Interessados em contribuir podem acessar a campanha online pela plataforma Abacashi ou realizar doações via Pix: ce@enactusufpa.org. Para parcerias, o contato é marketing@enactusufpa.com.br.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Trump oficializa tarifa de 50% sobre produtos do Brasil

Anterior

Série B 2025: Paysandu para no Athletic e Remo empata com líder em rodada cheia de emoções

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários