O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Quase todo mundo já caiu na tentação de comer ou beber além do necessário, mas a data, 26 de janeiro, foi criada a fim de conscientizar a população sobre os perigos que a compulsão alimentar oferece à saúde. Neste ano,…

Terminal fluvial de Santarém está pronto

Santarém já está em clima de festa para a inauguração, nesta quarta-feira (20), às 17h, do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas Joaquim da Costa Pereira, em homenagem ao saudoso ex-presidente da Associação Comercial, presidente do Centro Recreativo, fundador do Lions Clube, diretor-fundador de Instalação Náutica e Comodoro do Iate Clube, diretor do Sindicato de Empresas de Radiodifusão do Estado do Pará, além de integrante da Loja Maçônica local.

A cidade, tipicamente amazônida, sempre teve na navegação fluvial uma de suas principais características, mas o sistema de embarque e desembarque historicamente é precário e perigoso para idosos, crianças e pessoas com dificuldades de locomoção. Apresentado como o maior e mais moderno terminal hidroviário público de passageiros do Brasil, o novo terminal hidroviário de Santarém é fruto de investimento de mais de R$ 74 milhões. O governador Helder Barbalho e o presidente da CPH – Companhia de Portos e Hidrovias, Abraão Benassuly, com grande comitiva, entregarão o equipamento à população santarena.

Toda a estrutura foi pensada para receber grandes embarcações, inclusive cruzeiros internacionais, dada a vocação turística de toda a região. Além disso, oferecerá viagens diárias para os estados do Amapá e Amazonas. O espaço tem rampa metálica biarticulada, passarela coberta em concreto e flutuante com oito fingers. Na área externa, dispõe de estacionamento com 5.800 metros quadrados e trezentas vagas para carros, motocicletas e bicicletas, além de pontos cobertos específicos para táxis e ônibus. O interior conta com lojas, quiosques e salas para órgãos de Segurança e Justiça, como Polícia Militar, Conselho Tutelar e Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon). Já o terminal de cargas tem um galpão com mais de seis mil metros quadrados para abrigar os utensílios dos passageiros.

O terminal será administrado pela Prefeitura de Santarém. Capaz de receber mais de três mil usuários por dia, disponibiliza 16 guichês para venda de passagens, guarda-volumes, 600 carrinhos para bagagens, 12 televisores de 50 polegadas, oito bebedouros e cadeiras de rodas, em mais de 22 mil metros quadrados de área construída. A sala de embarque oferece 1.250 cadeiras longarinas, rede wi-fi gratuita, duas escadas rolantes e elevador para pessoas com deficiência. Todo climatizado, tem vestiários e banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência. A área inclui, ainda, farmácia, três restaurantes e uma lanchonete. Há 17 flutuantes amarrados em 21 blocos de concreto armado com 25 toneladas cada um, tracionados a 21 molinetes, para fazer o controle de subida do rio Tapajós.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *