0

Na tarde da última segunda-feira, dia 14, moradores de Campo Maior, a 84 km de Teresina, no Piauí, foram “premiados” com um fenômeno visual incomum: o registro de dois sóis no céu. A imagem foi capturada pela moradora Pollyanna Soares, replicada pelo G1 e, ao contrário da canção de Nando Reis imortalizada na voz de Cássia Eller, não é um segundo sol que chegou para realinhar as órbitas dos planetas e sim uma refração óptica.

A refração é um fenômeno físico que ocorre quando a luz atravessa diferentes meios, como ar e água, mudando sua velocidade e direção. É o que acontece, por exemplo, quando colocamos um lápis em um copo com água e ele parece quebrado. A água atua como um meio restringente, distorcendo a imagem. No caso dos “dois sóis”, a refração ocorre na atmosfera.

Este fenômeno é relativamente comum, especialmente em regiões afetadas por queimadas, já que fumaça na atmosfera pode alterar os padrões atmosféricos, criando as condições ideais para que a refração óptica ocorra. Entretanto, que embora seja uma visão fascinante, é importante lembrar que ele é mais visível em áreas onde a atmosfera está significativamente alterada. Ou seja, o cenário que lembra o planeta de Anakin e Luke Skywalker do universo de Star Wars é realmente um distúrbio na Força e deve ser visto com muita preocupação.

Pollyana Soares
Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

“Circo de Pulgas” com entrada gratuita no Teatro Waldemar Henrique

Anterior

Congresso Internacional de Direitos Humanos da Amazônia

Próximo

Você pode gostar

Comentários